Gringo no Rio: Chegar na hora, uma crônica de reuniões de negócios no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Time por Darren Tunnicliff

Gostaria de compartilhar com vocês a experiência de ter reuniões de negócios no Brasil. Você tem algumas fases a seguir se você quiser ser bem sucedido.

Suponha que você tem uma reunião importante para fechar um negócio, você precisará passar pelo seguinte:

Prelúdio: 3 dias de 20 e-mails sobre o local e a hora da reunião, uma vez decidido e aprovada por muitos emails diferentes.

Advertisement

Dia de reunião:

Fase 1: CNH = Chegar Na Hora

O Gringo tem que chegar na hora certa e esperar pelos locais. Com isso ele aprende a respeitar os hábitos locais, e a maneira de se comportar.

NUNCA chegue atrasado para uma reunião, caso contrário, os moradores irão considera-lo um “Carioca”, e isso já é um mau começo

Fase 2: café e água

Fase 3:

Você está no sala, tomando notas e ranqueando as razões pelas quais as pessoas não chegam sempre a tempo:  clima, elevador, trânsito, trabalho, a reunião era longe do escritório.

Os Cariocas são criativos e têm desculpas agradáveis ??que faz você se sentir confortável enquanto espera meia hora para a reunião começar.

Fase 4:

A maioria das pessoas chegou então podemos começar.  Este é um momento muito crucial “ser ou não ser”! “Vai finalmente começar”?

A pergunta deixa você um pouco nervoso, mas o momento está chegando.

(Este é sempre o momento em que sua esposa lhe perguntará quando você chega em casa???)

Fase 5:

Pequenas conversas .Sim, um pequeno bate papo, conversar sobre nada, histórias amigáveis, acalmando o ambiente, algumas piadas aqui e ali.

Fase 6:

Vamos dizer, por exemplo, há 8 pessoas na sala. 4 são “anfitriões”, os outros são “inimigos”. Esta é a fase de troca de cartões de visita, e falando sobre a essência da reunião.

Os Brasileiros, geralmente, vão deixa-lo falar, e, em algum momento, ouvir o que você tem a dizer até a fase 8.

Fase 7:

Por meia hora se repetiu a fase 6, certificando-se que todos presentes ouviram e entenderam. Esta fase normalmente tem os barulhos de um show do “Rolling Stones”

Fase 8:

A MAIS IMPORTANTE! Depois de tudo o acabado e entendido o assunto, a mesa da sala é dividida em 4 grupos de casais (nesse exemplo particular), conversando entre si e nós estamos enfrentando “mini” discussões, em um local lotado, ruidoso, se preparando para saber os resultados.

O “mini” é um dos momentos mais importantes da reunião !!!

Fase 9:

Uma espécie de resumo da reunião, uma vez que 90% dos participantes não tomam notas nunca haverá provas da reunião ou “listas do que fazer”.

Mas, é preciso entender, todo mundo está feliz com os resultados da reunião. O acompanhamento será por e-mails, você realmente espera que os principais participantes lembrem a essência e as decisões da reunião.

(Você raramente vai ver ou receber um resumo de uma reunião)

Você está pronto para ir… Espere!!!!.Não tão rápido!!!

Fase 10:

Sempre há uma participante que teve a oportunidade de falar antes, mas agora precisa fazer “A Pergunta”

Você precisa saber: este “pergunta” vai nos levar de voltar às fases 6 e 7, em algum momento à fase 8 também.

Então, até agora, a reunião que deveria começar às 14h e deveria ter terminado às 14h30, e já estamos às 16h.

O momento da “pergunta” está sempre lá, não há uma reunião sem ela, como as pessoas gostaram uma da outra durante a reunião, eles não querem terminar esta reunião !!! Nunca.!!!

Então, meus amigos, o erro comum de Gringo é sempre tentar trazer sua cultura estrangeira para a vida da Carioca. Este é um grande erro, nunca vai funcionar

Estando em Roma não é para se comportar como em Roma?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gringo no Rio: Chegar na hora, uma crônica de reuniões de negócios no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui