Gringo no Rio: Tipos de Advogados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Law & Ordewr por Palge

Muitos amigos gringos me perguntam como é a minha experiência com advogados no Brasil, especialmente os que nunca trabalharam aqui.

Posso resumir em uma palavra: Excelente !!!

Você precisa saber que muitas firmas de advocacia internacional tem filiais aqui no Rio e em São Paulo, os advogados com alto nível de educação, são extremamente caros, R$ 600 só para apertar sua mão.

Advertisement

Vale a pena? Você consegue um bom serviço? Bem eu sempre acho que apenas os “nomes” não trazem resultados, mais que indivíduos, eles são especialistas em seu campo. Algumas vezes você paga pelo “nome” e ele não é aquele que serve para você.

Mas deixe-me dizer- algo sobre alguma experiência que eu encontrei nos últimos anos pela Avenida Rio Branco, no Centro

A definição de um advogado:

Um advogado é uma pessoa que ouve o cliente, traduz o  problema em uma linguagem especial de advogados e então cobra para traduzi-lo de volta para seu idioma comum.

Tipos de advogados

Advogado de si próprio

O tipo do “aperto de mão”, um advogado chique me foi apresentado, a fim de resolver um caso de uma propriedade invadida em algum lugar no Rio.

Todo esse período eu estava em contato com a pessoa com quem tivemos o problema.

“Nossa advogada” (a propósito, eu acredito que toda mulher em salto alto no Centro é um advogado) apresentou-nos e aconselha vigorosamente (depois de ser bem paga) tal curso para a ação.

Mas, e isso só pode acontecer aqui no Rio, depois de um tempo, eu descobri que ela também era advogada da outra parte!!!  Você pode acreditar nisso?

Para se defender, ela disse que não há conflito de interesses, porque ela não o representa mais.

O falso

Fui apresentado a um “advogado” que deveria cuidar de alguns documentos legais. Ele fez isso durante mais de um ano sem um resultado, então eu perdi a minha paciência (e dinheiro) e comecei a verificar, aparentemente, ele não era um advogado de verdade, apenas um cara bandido que fingia ser um advogado.

Experientes, experientes

Estes são os melhores, alguns deles estão praticando o Direito por mais de 45 anos com a mesma energia, muito conhecimento. Você pode encontre-los por “reputação”, todos eles são muito bem conhecidos, modestos e trabalham em qualquer caso.

Aquele que não conhece a Lei do Brasil

Ela deveria processar o “falso”, foi recomendado por um membro da OAB como “muito bom”, e viria a se tornar um desastre.

Eu quase tive que remover meu processo contra o “falso” por causa dela.

O mais profissional EM IMÓVEIS

Este advogado que eu ainda trabalho é o mais talentoso advogado imobiliário no Rio, conhecendo a lei municipal de cor , te tirando de problemas, explicando o lado positivo e negativo, alerta-lo dos “campos minados”, e prazo de obras, combinando conhecimento da  história da cidade e o background dos donos de edifícios.

Este é um ponto muito importante para os estrangeiros, saber que seus e-mails terão respostas na hora.. Muito raros no Rio, mas ainda existentes.

Ele realmente está entre os melhores !!

O jovem amador que nunca aprenderá nada de outras pessoas

Eu acho que os jovens advogados abaixo de 30, ou com pelo menos 6 anos de experiência, não devem assinar um documento consultivo. Eles devem ser a “sombra” de um advogado experiente que irá verificar o documento final.

Recentemente, trabalhei com alguém assim, e contra o conselho de “o mais profissional”, contratei o serviço dela. Por quê ? Deus sabe!!

Basicamente eu dei a solução para o problema que tinha e ela pegou e traduzido para sua língua de advogada, tornando-o como um documento consultivo.

Por um monte de dinheiro que foi pago, recebi um documento estéril que não resolvia em nada a minha situação.

O trabalho dela nunca foi terminado.

Você sabia?

Um advogado pode ser também um corretor de imóveis? (Estranho para estrangeiros)
Um escritório de advogados deve ser utilizado exclusivamente para a prática do Direito. Esta é também uma regra muitas vezes quebrada, como é comum para os advogados para operar agências imobiliárias juntamente com a sua prática de Direito (há um site que oferece imóveis para venda, cerimônias de casamento, cirurgias plásticas e serviços dos advogados – entre outros – como um pacote para gringos)

Muitos advogados lidam com as questões que eles não sabem nada sobre. Advogados, quando atuam na sua qualidade de advogados, não podem compartilhar custos com outros profissionais ou qualquer tipo de agência de encaminhamento. Esta é provavelmente uma das regras de ética menos respeitadas do Brasil, como muitos (se não a maioria) dos advogados pagam “taxas do finder”.

Alguns advogados com um nível razoável de fluência Inglês descobriram a oportunidade de “fazer um dinheirinho por fora com os gringos”.

A regra principal é fazer muitas perguntas. Advogados éticos não deveriam ter problemas em responde-las. Quanto mais você souber sobre o seu advogado, maiores sãp suas chances são que você vai escolher o caminho certo.

(A regra para todos os lugares do mundo – agora eu adicionei a minha  cheque se tem um diploma de graduação e um número na OAB).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Gringo no Rio: Tipos de Advogados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui