É difícil lembrar o que aconteceu no ano de 1992, eu tinha 13 anos, a maioria dos nossos leitores bem menos que isso. Devo ter leitor que nem era nascido na época. Na verdade, 16 anos atrás este blog seria impossível, como seria impossível qualquer acesso a internet como conhecemos, afinal, ela nem existia…
O presidente em 1992 era Fernando Collor, que renuncia neste mesmo ano, basta lembrar os Caras Pintadas… Mas o Presidente dos EUA era o Bush, o Pai, mas Bill Clinton despontava como quem o tiraria de lá, depois do desastre da Guerra no Iraque… a primeira. E Príncipe Charles a Princesa Diana se divorciaram.
Mas vale lembrar quem em 1992, do Rio 1992, nossa cidade não tinha a Linha Amarela, mal consigo lembrar como se fazia para chegar a Ilha do Governador. A Avenida das Américas era praticamente uma estradinha,
Em 1992 havia o Cruzeiro, e depois o Cruzeiro Real. Havia a inflação e não havia o celular! As propagandas dos jornais vendia um tal de PABX…
Também em 1992 havia a chamada “Feira dos Paraíbas”, com condições higiênicas sofríveis. Não se imaginava nunca que ela poderia virar um ponto turístico como o Pavilhão de São Cristovão que este anos levou mais de 3 milhões e 300 mil pessoas para o local!
Em 1992 fez sucesso “O Canto da Cidade” da Daniela Mercury, ”Black or White” do Michael Jackson, e “Borbulhas de Amor” do Fagner. No cinema fazia sucessos “Os Imperdoáveis” e Aladin.
Em 1992 possuíamos só um estádio de futebol com capacidade para grandes jogos, hoje temos o Engenhão. E no esporte temos as Vilas Olímpicas, o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena do Rio, as ciclovias que se espalham pela cidade.
O Rio desde 1992 não apenas viu sua paisagem mudar, com tantos equipamentos como Cidada da Música, Cidade do Samba, Cidade das Crianças, ou com o Rio Cidade, Favela Bairro. O Rio também viu as greves que paravam a cidade, com professores, garis… qual foi a última greve deles, eu não consigo lembrar.
Também era comum em 1992 a cada grande chuva esperar por mortos em nossa cidade, algumas vezes na casa das dezenas…
O Rio mudou muito, mudou para melhor, sem dúvida. E a isso devemos agradecer a Cesar Maia que hoje se despede da Prefeitura do Rio. O Diário do Rio sentirá saudades de Cesar Maia na Prefeitura do Rio e deseja sucesso a Cesar Maia em seu caminho.
Para finalizar, uma vídeo com uma canção que Cesar Maia poderia cantar para o Rio de Janeiro:

Posts Relacionados:
Eduardo Paes se mostra um despreparado ao suspender a contrução da cidade da música até uma auditoria, pior do que todas as reclamações contra a contrução vai ser nao concluir tal obra e enterrar sem chance de volta os milhoes já gasto.
.
Sei que não era sobre isso esse post mas indignação é tanta que tinha que botar par fora.
.
Cesar nunca foi e nunca será um prefeito perfeito mas que diferente de tantos que tiveram mega apelo popular e nunca fizeram nada, ele pelo menos deixa coisas concretas para a cidade.
[Reply]
também estou indignado com esse pateta que virou prefeito, é muita falta de visão. só porque ele é contra Cesar quer fazer isso, quem sai prejudicado é a cidade. Mas fazer o que o povo quis isso, um imaturo governando o rio, garoto de recados de governador.
[Reply]
O Cruzeiro Real só entrou em circulação em 1993, mas, bem lembrado. Aliás, eu adorava as notas de Cruzeiro Real. Eu acho muito triste o fato de que as nossas notas tenham somente a horrorosa Efígie. Aquela da baiana, por exemplo, era tão legal.
[Reply]
César Maia ainda não foi o que nós que somos apaixonados pelo Rio desejamos,mas o que me faz um grande defensor de sua era administrativa é o fato de que entre todos os nomes que circularam por nossas urnas,este foi o mais bem preparado,apresentando empenho satisfatório em suas realizações.Faltou muita coisa?!É claro!Mas pensemos bem se houve condição para que coisas maiores fossem concebidas:o repasse orçamentário de nossa cidade é uma vergonha,o que faz com que nenhum sem um preparo máximo consiga deixar heranças concretas no espaço urbano carioca.
Em tempo,chamo atenção ao que há de vir:nos próximos dois anos teremos a chance de ver os maiores investimentos que o Rio poderia receber.Nossa nova prefeitura,tendo à frente um almofadinha sem nenhum conhecimento político eficiente,fará dois anos de plena atitude;afinal,daqui a pouco precisaremos reeleger nosso governador midiático (personagem de BBB).Logo,governo estadual,federal e municipal farão um trabalho incansável para deixar a capital do RJ ainda mais maravilhosa (seja através de obras do PAC,que hj atendem sem critério estabelecido a todas as áreas da rotina de uma cidade,ou de UPA’s,que nada mais são que hospitais temporários,construídos em conteiners e que se tornarão peça de desmonte assim que finalizado o governo Cabral–ou seja,não nos restará qualquer herança de qualificação da saúde).Mas não se enganem,pois virá logo depois o grande rombo em nossos cofres,fruto de tal inconsequência egocêntrica.Vamos abrir os olhos contra o que há de vir,pois não precisamos de notícias ainda piores dentro dos próximos anos (o que tínhamos de sofrer já assim fizemos,precisamos apenas de celebrações)
Voltando a César:sucesso com o seu futuro político e obrigado pelos acertos cometidos em nossa tão amada cidade.
[Reply]
Muita coisa mudou e no geral melhorou. Nem coube no texto. Normalmente, as realizações de cada mandato de qualquer alcaide cabem num parágrafo, e quatro parágrafos não enumeram as realizações dele. Isso porque se considera o Rio Cidade e o Favela bairro como uma realização só cada.
Pessoalmente, achei que era um ciclo que precisava um tanto de renovação. Mas enfim… E teve gente achando que um garoto de recado do governador, outrora garoto de recado de Cesar o faria. Ou não queria saber de renovar mesmo, mas não via o pacote. Enfim, terei quatro anos para reclamar do dudu, talqual foi minha bronca com os Garotinhos (não passava um dia sem xingar o Garotinho da vez) e xingar o atual governador (quando elegermos alguém que preste para o cargo, sentirei saudade de xingar esse pessoal…)
Acrescentando à lista, lembro que em 1992, uma razão para se preferir um ônibus ao outro era o preço da passagem, que não era uniforme na época.
A auditoria sobre a Cidade da Música deve ser pra jogar pra galera. Comparando com os gastos de obras públicas e seu porte, ela realmente custa o gasto e está tecnicamente bem encaminhada. Podemos sim discutir se era prioridade, a localização etc., mas era a decisão do prefeito, questão de opinião.
[Reply]
Gabriel,
eu acho q foi mais para governar para O Globo… praticamente tudo que saiu no DO é o que O Globo reclama…
O mais interessante, hoje saiu um artigo daquela figurão, Ali Kamel, defendendo o Sistema de Ciclos… logo hoje que o Eduardo acabou com ele…
[Reply]
O Rio de Janeiro pode ser dividido em duas fazes: Antes e depois de César Maia.
Acho muito natural que haja críticas. Isto faz parte de uma democracia.
O César maia que conheço é um homem simples que vive para sua família e para o Rio de Janeiro.
Vivemos num país cheio de corrupção política, onde o valores morais são apenas um sonho, mas nunca ouvi falar qualquer coisa desonesta sobre este carioca. É de homens assim que o nosso Brasil precisa.
Fico imaginando para onde ele irá. É claro que seria um grande Senador ou um grande Governador, mas,como carioca de coração, gostaria que ele voltasse à prefeitura. Acho que iremos sentir sua falta já nos primeiros dias.
César maia tem um estilo de administrar falando diretamente com o morador. Através da Internet sempre resolvi todos os problemas que afligiam nosso bairro de Vargem grande. Acho até que ele dorme com o laptop de baixo do travesseiro. Às vezes lhe mandava e-mails de madrugada e logo tinha a resposta.
Podem falar o que quiserem, mas o carioca vai sentir saudade. Vai dizer: éramos felizes e não sabíamos.
Nicéas Romeo Zanchett
http://corrupcaopolitica.spaceblog.com.br
[Reply]
Nicéas,
exatamente!!
[Reply]
Busca
Destaque
O Rio de Janeiro pode perder os royalties do petróleo e a causa pode ser a incompetência de Sergio Cabral.
Continue lendo...Receba por Email
Twitter
Siga nosso Twitter
@diariodorio
Arquivos
Publicidade
Artigos recentes
Artigos mais comentados
Últimos comentários
Feeds RSS - Comentários RSS - - Política de Privacidade
Desenvolvido pelos Profissionais de Web