História da Avenida 28 de Setembro - Diário do Rio de Janeiro

História da Avenida 28 de Setembro

0

antiga 28 de Setembro

Localizada em uma área extremamente importante para a cidade do Rio de Janeiro, a Avenida 28 de Setembro tem uma grande trajetória de memórias.

A Avenida, também chamada de Boulevard, foi aberta em 1872 no lugar da antiga Rua dos Macacos, estendendo-se da Rua São Francisco Xavier à Praça 7 de Março – atual Praça Barão de Drummond. Barão Drummond, que antes era conhecido como João Batista Viana Drummond, foi um empresário e abolicionista, responsável pela abertura da Avenida.

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

A Avenida, ou Boulevard, ganhou esse nome pois no dia 28 de setembro de 1871 foi assinada a Lei do Ventre Livre, que considerava livres todos os filhos e filhas de escravos nascidos no Brasil depois da assinatura da Lei. “O Boulevard 28 de setembro foi a primeira avenida arborizada da cidade da cidade do Rio de Janeiro“, conta o historiador Milton Teixeira.

Em 1909, a Avenida 28 de Setembro recebeu iluminação própria e passou a ter bondes elétricos, um dos principais meios de transporte da cidade do Rio de Janeiro nessa época.

o bonde

O Bando dos Tangarás, integrado por Noel Rosa, Almirante, Braguinha, Henrique Brito e Alvinho, com suas canções e apresentações na região da Avenida, ajudaram a tornar a área em um espaço de boêmia e lazer.

a herança do samba continua: quadra da Vila Isabel, na Avenida 28 de Setembro

A música sempre foi uma marca dessa região. Não é à toa que as calçadas do bairro de Vila Isabel, onde fica a Avenida 28 de Setembro, tem notas musicais desenhadas.

Em 1994, Vila Isabel recebeu o Projeto Boemia, destinado a resgatar o passado boêmio do bairro. Bares com música ao vivo passaram a colocar mesas na calçada, para chamar mais público.

famosas calçadas

Atualmente, a Avenida 28 de Setembro continua sendo de suma importância para os caminhos da cidade do Rio de Janeiro.

 

Felipe Lucena
Felipe Lucena é jornalista, roteirista e escritor. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da distância, sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.
Felipe Lucena

Latest posts by Felipe Lucena (see all)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente