História da Avenida 28 de Setembro

antiga 28 de Setembro

Localizada em uma área extremamente importante para a cidade do Rio de Janeiro, a Avenida 28 de Setembro tem uma grande trajetória de memórias.

A Avenida, também chamada de Boulevard, foi aberta em 1872 no lugar da antiga Rua dos Macacos, estendendo-se da Rua São Francisco Xavier à Praça 7 de Março – atual Praça Barão de Drummond. Barão Drummond, que antes era conhecido como João Batista Viana Drummond, foi um empresário e abolicionista, responsável pela abertura da Avenida.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”http://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

A Avenida, ou Boulevard, ganhou esse nome pois no dia 28 de setembro de 1871 foi assinada a Lei do Ventre Livre, que considerava livres todos os filhos e filhas de escravos nascidos no Brasil depois da assinatura da Lei. “O Boulevard 28 de setembro foi a primeira avenida arborizada da cidade da cidade do Rio de Janeiro“, conta o historiador Milton Teixeira.

Em 1909, a Avenida 28 de Setembro recebeu iluminação própria e passou a ter bondes elétricos, um dos principais meios de transporte da cidade do Rio de Janeiro nessa época.

o bonde

O Bando dos Tangarás, integrado por Noel Rosa, Almirante, Braguinha, Henrique Brito e Alvinho, com suas canções e apresentações na região da Avenida, ajudaram a tornar a área em um espaço de boêmia e lazer.

a herança do samba continua: quadra da Vila Isabel, na Avenida 28 de Setembro

A música sempre foi uma marca dessa região. Não é à toa que as calçadas do bairro de Vila Isabel, onde fica a Avenida 28 de Setembro, tem notas musicais desenhadas.

Em 1994, Vila Isabel recebeu o Projeto Boemia, destinado a resgatar o passado boêmio do bairro. Bares com música ao vivo passaram a colocar mesas na calçada, para chamar mais público.

famosas calçadas

Atualmente, a Avenida 28 de Setembro continua sendo de suma importância para os caminhos da cidade do Rio de Janeiro.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Felipe Lucena477 Posts

<p>Felipe Lucena é jornalista, roteirista e escritor. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da distância, sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.</p>

Comente

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password