História de mudanças da Avenida Barão de Tefé

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
vista do Hotel Barão de Tefé que fica entre a Barão de Tevé e a Sacadura Cabral História de mudanças da Avenida Barão de Tefé
Vista do Hotel Barão de Tefé, que fica entre a Barão de Tefé e a Sacadura Cabral

Importante via da repaginada, movimentada e crescente Zona Portuária, a Avenida foi se desenvolvendo e se modificando seguindo o curso da região onde se encontra. A história da Barão de Tefé está presa à história do Cais do Valongo – que recentemente se tornou patrimônio histórico da humanidade. No século XVIII, a Via chegou a ser chamada de “Rua do Valongo”.

A escravidão era uma indústria e o Valongo era seu empório. Muitos estabelecimentos voltados à prática da escravidão estavam posicionados na Barão de Tefé, por conta da proximidade do Cais”, conta o historiador Milton Teixeira.

O nome “Valongo” era uma abreviação de “Vale Longo”. O batismo servia tanto para o Cais quanto para a Avenida.

Com o fim da escravidão, a Via passou a ser chamada de “Rua da Imperatriz”, em referência à Teresa Cristina, que se casou com o imperador Dom Pedro II e, ao chegar no Brasil em 1843, desembarcou no Cais do Valongo.

Advertisement
Rua Barão de Tefé no passado História de mudanças da Avenida Barão de Tefé
Antiga pintura da avenida

Para a chegada da imperatriz, a Avenida passou por uma grande reforma, liderada pelo francês Auguste Grandjean Montigny, professor da Academia Imperial de Belas Artes.

Em 1843 História de mudanças da Avenida Barão de Tefé
Em 1843

Auguste Grandjean Montigny projetou prédios neoclássicos na região, o que era muito moderno na época”, frisa Milton Teixeira.

O atual nome foi posto após a batalha do Riachuelo, na Guerra do Paraguai, que ocorreu entre 1864 e 1870. Neste episódio, Barão de Tefé foi um dos heróis da Marinha do Brasil e foi homenageado com o nome da Rua.

Jardim do Valongo História de mudanças da Avenida Barão de Tefé
Jardim do Valongo

Recentemente, a região da Barão do Tefé passou por muitas modificações. Entre elas, aconteceu a criação do Jardim do Valongo, novo ponto turístico da cidade. Seguindo o desenvolvimento com o passar dos anos, a tendência é que a região e a Avenida sigam se renovando e se desenvolvendo junto com o correr da história.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História de mudanças da Avenida Barão de Tefé
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui