História da Avenida Beira Mar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Avenida Beira Mar, Rio de Janeiro

Centro e orla do Rio de Janeiro são inquestionavelmente belíssimos lugares. Uma via que beirasse um trecho dessas partes da cidade sempre foi desejo de governantes cariocas. Vontade que se tornou realidade quando a Avenida Beira Mar ficou pronta.

Pereira Passos

Idealizada quando Pereira Passos era prefeito do Rio e Rodrigues Alves presidia o Brasil, a Avenida Beira Mar foi inaugurada em 1906 (mas as obras seguiram até o ano seguinte), no auge das modernizações promovidas na Cidade Maravilhosa. No entanto, ao contrário de outras construções do período, essa via foi feita aos poucos.

Advertisement

Construção da Avenida Beira Mar em 1904

“No ano de 1903, quando apresentou seu ‘modesto’ plano de obras para a remodelação da cidade, a Beira Mar já estava delineada em sua forma definitiva. Mas o orçamento da prefeitura estava em contados 40$000 contos de réis, que deveriam dar para obras em quarenta e cinco outros logradouros da cidade. Então, Pereira Passos executou a obra da Avenida Beira Mar por partes, que ficaram prontas em épocas distintas” conta o historiador Milton Teixeira.

Construção da Avenida Beira Mar em 1904 II

O primeiro pedaço dessa construção ligava Botafogo até onde hoje fica o Obelisco, na Avenida Rio Branco – na época Avenida Central -, margeando a antiga Praia de Santa Luzia. O engenheiro do trabalho foi Mário Roxo.

Um ano depois, em 1907, o trecho do Flamengo e o quinhão que não beirava o mar, à volta do Morro da Viúva (fazendo a ligação da Praia do Flamengo com Botafogo) também foram concretizados. Por falta de um nome mais criativo, esse caminho que não estava à margem de praias foi batizado de “Avenida de Ligação”. Uma década mais tarde – 1917 – foi renomeado Oswaldo Cruz.

Não havia como ser diferente, ao ficar pronta, a Avenida Beira Mar foi um sucesso. E a nova sensação da cidade do Rio de Janeiro, acompanhou o crescimento da população:

Avennida Beira Mar, 1908

“Em 15 de novembro de 1906 foi inaugurada a Avenida do Centro a Botafogo, com uma carreata. Em 1903, quando as obras começaram, somente existiam licenciados seis automóveis. Em 1905, quando da inauguração da Avenida Central e da orla de Botafogo, eram 40. Em 1906, eram 153 veículos” pontua Milton Teixeira.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
A Sergio Castro Imóveis é uma empresa que valoriza as obras que respeitam a história do Rio de Janeiro e ajudam no crescimento da nossa cidade.

“Com as obras realizadas em Botafogo para ampliação de pista e abertura da Avenida das Nações Unidas, aliadas às obras do aterro do Flamengo com suas grandiosas e amplas pistas de alto tráfego, a Beira Mar deixou de ser ‘estrela’ e perdeu sua grandiosidade diante do volume dos aterros e seus imensos jardins. Entretanto, para quem tem memória, ou se interessa pela história, a Av. Beira Mar foi um marco da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal” opina um artigo no site de pesquisas históricas Rio de Janeiro Aqui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Avenida Beira Mar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui