História da Casa das Canoas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Casa das Canoas por René Garcia

Na Floresta da Tijuca, uma construção de beleza rara chama a atenção. A Casa das Canoas, que foi residência de Oscar Niemeyer, é considerada uma joia da arquitetura brasileira.

Casa das Canoas Croqui

Projetada em 1951, a Casa das Canoas ficou pronta dois anos mais tarde, em 1953. Oscar Niemeyer desenhou a construção no intuito de erguer ali sua moradia.

Advertisement

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para melhorias em nossa cidade, conservando o que temos de melhor

A residência passou a ser chamada assim porque se encontra na Estrada das Canoas, em São Conrado, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Casa das Canoas

Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta”, disse Oscar Niemeyer, certa vez, ao ser questionado sobre a construção.

Casa das Canoas 2

A Casa das Canoas foi a terceira residência própria projetada por Oscar Niemeyer. A primeira foi na ladeira do bairro carioca da Fonte da Saudade, que ficou pronta em 1942. A segunda era em Mendes, interior do estado do Rio de Janeiro, e teve as obras encerradas no ano 1949.

Casa das Canoas 3

Quando construiu a Casa das Canoas, Oscar estava trabalhando no projeto do Conjunto do Ibirapuera e do prédio Copan, ambos em São Paulo. O arquiteto vivia um grande momento na carreira. Em 1947, um projeto de Oscar foi escolhido para servir de base para a construção da sede da ONU, em Nova York.

Casa das Canoas Interno

A construção, completamente integrada à floresta, está em lote inclinado que acompanha, em um dos lados, a subida da estrada onde em seu ponto mais alto está um discreto portão para carros. Um arquiteto menos imaginativo haveria localizado tal acesso na parte mais baixa, antes da curva, assim que a estrada toca o terreno. As vantagens práticas teriam sido evidentes: visibilidade mais segura, guarda dos veículos no mesmo nível e mais próximos da residência. Niemeyer, contudo, preferiu ali fazer uma pequena e pouca utilizada entrada para pedestres e situar o acesso principal no ponto mais alto da propriedade, logo depois de acentuada curva da estrada. Esta feliz decisão trouxe duas inquestionáveis vantagens: liberar o jardim das passagens e da interferência visual dos automóveis e, sobretudo, originar um trajeto em declive de aproximadamente 8 m que propicia uma visão ampla da casa, rocha, piscina, floresta e, centenas de metros abaixo, ao longe, da linha do horizonte separando o mar do céu. A inclinação é suficientemente suave para não ser necessário manter os olhos no caminho. Cria-se, assim, um passeio arquitetural, tão caro a Niemeyer, desde a marquise da Casa do Baile da Pampulha, plenamente desenvolvida no Ibirapuera e presente em vários projetos posteriores, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói”, disse Lauro Cavalcanti, no site Arquitetura e Urbanismo.

Casa das Canoas Interno 2

Em 2007, ano em que Oscar Niemeyer completou 100 anos, o IPHAN decidiu tombar 35 obras do arquiteto, entre elas a Casa das Canoas.

Atualmente, a Casa das Canoas é um espaço dedicado a diversos eventos. Belos eventos que acontecem em um belo lugar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Casa das Canoas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui