História da Estudantina Musical, no ritmo da boemia carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Quase 90 anos de história História da Estudantina Musical, no ritmo da boemia carioca
Quase 90 anos de história

Recentemente, contamos um pouco da história da Gafieira Elite, um dos poucos redutos da dança (além da boemia) na cidade do Rio de Janeiro. Agora é a vez da Estudantina Musical, outra casa da cultura carioca.

A iniciativa para a criação do então Clube partiu de estudantes, por isso o nome “Estudantina”. Isso aconteceu em 1928. Nas décadas seguintes, a Estudantina se tornou referência para o samba de gafieira na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo, atraindo turistas de diversos países.

Nos anos 1950, o Rio chegou a ter mais de 300 gafieiras. A concorrência não era problema para a Estudantina Musical, que vivia lotada. Atualmente, desse período, restam a Estudantina e a Gafieira Elite.

Popular, a Gafieira Estudantina já foi usada como cenário de novelas da Globo. Caminho das Índias, O Clone, América, De Corpo e Alma e Barriga de Aluguel tiveram cenas gravadas na Casa. Todos esses folhetins foram escritos por Glória Perez.

Advertisement
Novela Caminho das Índias na Estudantina História da Estudantina Musical, no ritmo da boemia carioca
Novela Caminho das Índias na Estudantina

Esse tradicional reduto da dança carioca foi tombado pelo Instituto Rio Patrimônio Histórico (IRPH) em 2012.

Em pleno funcionamento, a Estudantina recebe muita gente – entre eles, um elevado número de turistas. Contudo, há quem reclame de alguns passos que a Casa anda dando.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

A tradição daquela Casa é a gafieira. Ela foi tombada pelo município por isso. O movimento andava meio baixo, então colocaram um show, e o baile começa às 23h. O baile desse jeito não funciona, quando chega à meia-noite tem quatro casais dançando. Não sou contra o show, mas ele poderia acontecer em outros dias. Vamos respeitar a Estudantina” disse Wellington Queiroz de Oliveira Júnior, o dançarino Kiko, de 69 anos, 50 deles na dança, ao jornal O Globo.

Estudantina História da Estudantina Musical, no ritmo da boemia carioca
Estudantina

Localizada na Praça Tiradentes, centro da cidade do Rio de Janeiro, a Estudantina Musical, apesar dos balanços que a vida dá, se mantém no ritmo carioca, mantendo a história viva sem esquecer de dar os próximos passos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Estudantina Musical, no ritmo da boemia carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui