História da Igreja de São José

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

1 História da Igreja de São José
Visão atual da Igreja

Recentemente, esse histórico templo religioso virou notícia devido aos conflitos entre policiais e manifestantes em frente à ALERJ. Entretanto, o que muita gente não sabe é que a Igreja de São José é um verdadeiro tesouro arquitetônico.

Tudo começou com uma pequena ermida. Essa construção foi erguida em 1608, durante o período colonial, por Egas Muniz.

Quase dois séculos depois foram iniciadas as obras que deixaram a Igreja no formato que tem hoje em dia. Em 1807, sob o comando do Mestre Félix José de Souza, a grande reforma começou.

Em 1815, Mestre Félix José de Souza foi substituído por João da Silva Muniz, arquiteto do Paço Imperial, que comandou a obra até o fim.

Advertisement

A Igreja de São José foi, enfim, inaugurada em 1842. Contudo, antes da conclusão, já aconteciam cerimônias menores no espaço”, conta o historiador Mauricio Santos.

920RJ20 20Ap201 0 20Centro 20Rua20da20Misericordia20Casa20da20Camara20e20Cadeia20e20Igreja20de20São20José201910 História da Igreja de São José
Rua da Misericórdia, vista da Câmara e Cadeia e a torre norte da Igreja de São José

De estilo barroco tardio, a Igreja possui uma nave única e corredores laterais onde se localizam um púlpito e três tribunas.

O interior é decorado com talha de estilo rococó de autoria de Simeão de Nazaré, discípulo do Mestre Valentim. Atrás do altar-mor, em uma passagem estreita (onde só é possível passar uma pessoa por vez) está a cena da morte de São José, com o santo cercado por Jesus e Maria, todos em tamanho natural.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

Na Igreja, há uma imagem de São José vinda da França, doada pelo Comendador José Pinto de Oliveira, em 1884.

11 História da Igreja de São José
Panorama visto do morro do Castelo, Igreja de São José, Largo do Paço e Ilha das Cobras

As fachadas principal e laterais são repartidas regularmente por pilastras e cunhais de cantaria, utilizando o contraste cromático da pedra com o cal branco das paredes”, destaca o Guia das Igrejas Históricas da Cidade do Rio de Janeiro.

Com tantos atrativos históricos, torcemos para que a Igreja de São José seja lembrada sempre por sua beleza e memórias, não por conta de violência ou outras situações negativas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Igreja de São José
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. As informações sobre a igreja São José são incompletas e imperfeitas em todas as listas no google, principalmente aquelas feitas por organizações oficiais. Parecem que foram feitas por alunos de escola secundárias. Infelizmente isto mostra a educação inferior do brasil para o mundo todo ver.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui