História da inauguração do Cristo Redentor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cristo Redentor por Maxime Guilbot

Cantado em dezenas de músicas, focado em diversos produtos audiovisuais, narrado em tantas obras literárias e vivido por incontáveis pessoas, o Cristo Redentor é um cartão postal superior da Cidade Maravilhosa. O monumento, de 38 metros de altura, localizado a 710 do nível do mar, pode ser visto de muitos pontos do munício. Imponente, charmoso e agregador, o Cristo é a cara da história do Rio.

Inauguração do Cristo Redentor com Getúlio Vargas
Inauguração do Cristo Redentor com Getúlio Vargas

A simbólica obra foi inaugurada em outubro de 1931. No entanto, o que pouca gente sabe, é que o projeto é bem anterior a esse período. A ideia, que ficou pronta no início da Era Vargas (com a presença do próprio Getúlio na inauguração) passou pelo Império e pela República.

padre Pedro Maria Boss
Padre Pedro Maria Boss

“Tudo começou em 1859. O padre Pedro Maria Boss sugeriu à princesa Isabel, que se erguesse um símbolo religioso no topo do morro do corcovado. A princesa gostou da ideia e chegou a dar apoio à construção da obra. No entanto, o tempo foi passando e nada aconteceu. Cerca de três décadas mais tarde, O Brasil deixou de ser imperial e passou a ser republicano, o que travou os trabalhos de vez, pois o Estado Republicano era pró da separação entre Estado e Igreja” diz o historiador Maurício Santos.

Advertisement


[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sérgio Castro Imóveis apoia a valorização de construções e iniciativas que visam o prestígio da arquitetura, história e da cultura da Cidade Maravilhosa.

Cardeal Dom Joaquim Arcoverde
Cardeal Dom Joaquim Arcoverde

Anos depois, já no século seguinte, os católicos voltaram a tentar a obra. Em 1912, o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde ressuscitou o projeto, querendo mostrar que a igreja tinha força no Brasil e que a construção valeria a pena. Valeu o esforço.

Projeto Cristo Redentor
Projeto Cristo Redentor

Nove anos depois, em 1921, o projeto do Cristo Redentor voltou ao cenário. O gancho da vez foi o Centenário da Independência do Brasil, que se deu no ano seguinte. Vencedor no critério altura, o morro do Corcovado foi eleito para abrigar o monumento.

Epitácio Pessoa
Presidente Epitácio Pessoa

No ano do centenário da independência do Brasil, um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicitou ao presidente Epitácio Pessoa que a estátua fosse construída. Epitácio recebeu a sugestão de braços abertos e cedeu o topo do Morro do Corcovado para a realização da obra.

“O Cristo redentor foi erguido com o dinheiro de uma campanha de arrecadação de fundos. Essa campanha, que envolveu a igreja católica, pessoas físicas e algumas empresas, durou quase uma década. A história de que o Cristo veio da França, doado pelo governo de lá, é um mito que muita gente tende a repetir erradamente por aí” esclarece Maurício Santos.

Construção do Cristo Redentor

Ainda em 1922, foi lançada a pedra fundamental do Cristo Redentor. Um ano mais tarde, o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa teve seu projeto escolhido para a sonhada construção do monumento. O desenho do Cristo foi feito pelo artista plástico Carlos Oswald e projetado pelo arquiteto francês Paul Landowsky.

Inauguração Cristo Redentor
O Globo do dia da inauguração do Cristo Redentor

Em 1926, iniciou-se, definitivamente, a obra. Os trabalhos, que não foram fáceis para época, findaram em 1931. Nesse ano, o Rio ganhou mais uma maravilha. Não só o Rio, mas o mundo todo, pois em 2007, Cristo Redentor foi escolhido uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, com mais de 100 milhões de votos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da inauguração do Cristo Redentor
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui