História da Rua dos Inválidos e seu passado glorioso - Diário do Rio de Janeiro

História da Rua dos Inválidos e seu passado glorioso

0

Com quase 70 anos de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

Fixada no coração do bairro da Lapa, a Rua foi aberta em 1791 pelo vice-rei Conde de Resende. O primeiro nome foi Rua Nova de São Lourenço, em referência a um oratório que existia nas proximidades.

O nome ‚ÄúInv√°lidos‚ÄĚ surgiu tr√™s anos depois, em 1794, quando na Rua foi constru√≠do um asilo para soldados reformados ou invalidados.

Por s√©culos, a Rua dos Inv√°lidos foi um local de moradia de muitos nobres. Diversos casar√Ķes hist√≥ricos foram erguidos na Via. Era um dos endere√ßos mais concorridos do centro da cidade do Rio de Janeiro.

Na Rua dos Inválidos viveram nobres, como a Baronesa de Bambuí e o Visconde de Uruguai. Outro morador ilustre foi Francisco Targine, o Visconde de São Lourenço Рque foi conselheiro de D.João VI.

casar√£o do conselheiro de Jo√£o VI

‚ÄúO visconde morava em um casar√£o constru√≠do no s√©culo XIX, na esquina da Inv√°lidos com Riachuelo. Ap√≥s sua morte, a casa teve v√°rios propriet√°rios e chegou a sediar o Col√©gio Marinho. Hoje, do antigo palacete do visconde s√≥ resta praticamente a fachada, apesar de o pr√©dio ter sido tombado pelo IPHAN em 1938. Parte do reboco do edif√≠cio caiu e paredes internas despencaram‚ÄĚ, informa Leandro Ladeira, da Coluna do Patrim√īnio Hist√≥rico, do site Rio e Cultura.

comparação do antigo e atual casarão de Targine

A Igreja de Santo Antonio dos Pobres, o Pr√©dio da Pol√≠cia Central s√£o outras duas das muitas constru√ß√Ķes marcantes da Rua dos Inv√°lidos.

Muitos dos antigos palacetes, hoje em dia, estão em péssimo estado de conservação, além de outros problemas existentes na Rua, como alagamentos e violência.

Atualmente, a Rua não tem mais o mesmo prestígio de outras épocas, mas a história está presente e o valor disso ninguém tira.

Felipe Lucena
Felipe Lucena √© jornalista, roteirista e escritor. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da dist√Ęncia, sempre foi (e pretende continuar sendo) um ass√≠duo frequentador das mais diversas regi√Ķes da Cidade Maravilhosa.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente