História da Rua dos Inválidos e seu passado glorioso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com quase 70 anos de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca
Rua dos Inválidos História da Rua dos Inválidos e seu passado glorioso

Fixada no coração do bairro da Lapa, a Rua foi aberta em 1791 pelo vice-rei Conde de Resende. O primeiro nome foi Rua Nova de São Lourenço, em referência a um oratório que existia nas proximidades.

O nome “Inválidos” surgiu três anos depois, em 1794, quando na Rua foi construído um asilo para soldados reformados ou invalidados.

Por séculos, a Rua dos Inválidos foi um local de moradia de muitos nobres. Diversos casarões históricos foram erguidos na Via. Era um dos endereços mais concorridos do centro da cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement

Na Rua dos Inválidos viveram nobres, como a Baronesa de Bambuí e o Visconde de Uruguai. Outro morador ilustre foi Francisco Targine, o Visconde de São Lourenço – que foi conselheiro de D.João VI.

casa do conselheiro de João VI História da Rua dos Inválidos e seu passado glorioso
casarão do conselheiro de João VI

O visconde morava em um casarão construído no século XIX, na esquina da Inválidos com Riachuelo. Após sua morte, a casa teve vários proprietários e chegou a sediar o Colégio Marinho. Hoje, do antigo palacete do visconde só resta praticamente a fachada, apesar de o prédio ter sido tombado pelo IPHAN em 1938. Parte do reboco do edifício caiu e paredes internas despencaram”, informa Leandro Ladeira, da Coluna do Patrimônio Histórico, do site Rio e Cultura.

comparação do antigo e atual casarão de Targine História da Rua dos Inválidos e seu passado glorioso
comparação do antigo e atual casarão de Targine

A Igreja de Santo Antonio dos Pobres, o Prédio da Polícia Central são outras duas das muitas construções marcantes da Rua dos Inválidos.

Muitos dos antigos palacetes, hoje em dia, estão em péssimo estado de conservação, além de outros problemas existentes na Rua, como alagamentos e violência.

Atualmente, a Rua não tem mais o mesmo prestígio de outras épocas, mas a história está presente e o valor disso ninguém tira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Rua dos Inválidos e seu passado glorioso
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Posso ser um detalhista mas, é verdade. Não diria Inválidos com Riachuelo e sim Riachuelo com Inválidos. Era, sim, muito linndo. Só o vi inteiro pelas fotos do Rio antigo mas passei, várias vezes, em frente As suas ruínas. É lamentável. Assim como as ruínas do Museu do Índio no Maracanã. Coitado do Egito, de Roma, da Grécia, e de qualquer outro lugar que quem tratasse de seu passado e cultura fossem como são os nossos.

  2. Com relacao a degradacao dos predios é normal devido ao governo de sempre desleixado. Agora a Rua ser violenta é uma mentira. A rua nao tem historico de violencia alguma.

    • Meu celular foi roubado na rua Riachuelo (Tenho B.O.). Eu moro na rua Riachuelo, Centro Rio de Janeiro RJ. Já tentaram me roubar outro celular anteriormente. Já cansei de ver assaltos e furtos na rua Riachuelo. Já ouviu falar do Gerson dono de bar na esquina da Riachuelo com Lavradio que foi assassinado enquanto trabalhava? Tem várias matérias na internet. E os crackudos ?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui