História da Rua São José, onde já viveu o homem mais rico do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua São José em 1937 História da Rua São José, onde já viveu o homem mais rico do Brasil
Rua São José, em 1937

Uma via pouco valorizada, no centro da cidade do Rio de Janeiro, mas que tem fartura de boas memórias. A São José pode não ter o devido brilho de outras ruas atualmente, no entanto, seu passado é glorioso, sobretudo por conta de um morador.

No início do século XIX, a hoje Rua São José era chamada de “Manuel Rodrigues, o pasteleiro”. As informações quanto a esse batismo não são precisas, mas acredita-se que foi para homenagear um comerciante local.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

A via ligava dois pontos importantíssimos para o Rio de Janeiro. A região da Ladeira da Misericórdia, considerada a primeira rua pública da cidade, a um dos portos cariocas da época. Na Ladeira da Misericórdia ficava o Engenho dos Jesuítas.

Advertisement

Um tempo depois, este porto, que servia sobretudo para que chegassem alimentos e outros utensílios para os jesuítas, deu espaço para a construção da Igreja de São José, que acabou dando nome a rua.

Iegreja de São José História da Rua São José, onde já viveu o homem mais rico do Brasil
Igreja de São José

Ao longo dos anos e das reformas feitas na Rua, muitas novas edificações foram erguidas. Uma delas foi a casa de João Batista Ferreira de Sousa Coutinho, o Barão das Catas Altas, considerado o homem mais rico do Brasil durante o primeiro Império.

Barão das Catas Altas História da Rua São José, onde já viveu o homem mais rico do Brasil
o Barão das Catas Altas

O Barão, que ganhou este título em 1829, dado pelo próprio imperador, era de Minas Gerais e herdou muito ouro de seu sogro (que também era seu tio), ficando assim extremamente rico para os padrões da época.

Ele era famoso por sua vida regada a muita farra e viagens. Gastou tudo o que tinha e morreu pobre, aos 49 anos de idade em 1839”, destaca o historiador Milton Teixeira.

Hoje, na área da Rua São José, além da Igreja de São José, fica o Palácio Tiradentes, erguido onde antes ficava o prédio da Casa Câmara e Cadeia, que abrigava deputados nos andares de cima e criminosos presos nos andares de baixo. Atualmente não seria tão simples separar bandidos de políticos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Rua São José, onde já viveu o homem mais rico do Brasil
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui