História da Sede do Vasco, São Januário

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estádio de São Januário por Alex Carvalho
Estádio de São Januário por Alex Carvalho

Aproveitando o clima de Olimpíada que sempre exalta algo bastante especial, que é a prática esportiva, o Diário do Rio contou, de forma breve e objetiva, a história das primeiras sedes dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro (Gávea, Laranjeiras e General Severiano). E para terminarmos só faltava o estádio de São Januário, do Vasco da Gama.

Andarahy

Em 1923, o Vasco passou a disputar a principal Liga do Rio de Janeiro. O time precisava de um estádio próprio, já que antes mandava seus jogos no campo do Andarahy, que depois se tornou campo do America, que em uma permuta cedeu o terreno para construção do Shopping Iguatemi, atual Boulevard Rio Shopping.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para melhorias em nossa cidade, conservando o que temos de melhor

Advertisement

Então, iniciou-se uma campanha para arrecadação de recursos para erguer a sede vascaína. Em pouco tempo, torcedores e simpatizantes do clube, levantaram Cr$ 690.895,00, o suficiente para a compra de uma grande área em São Cristóvão, de 65.445 m². Com isso, foram angariados mais, aproximadamente, Cr$ 2.000,000. Aí, o Estádio começou a ser construído.

Ricardo Severo
Ricardo Severo

As obras se iniciaram em seis de junho de 1926. O arquiteto português Ricardo Severo foi nomeado responsável pelo projeto do Estádio.

Jornal sobre o lançamento da pedra fundamental do São Januário

A história da construção desse Estádio é muito bonita. A mobilização de torcedores, que de modo geral nem eram pessoas muito ricas, é algo marcante. Até 1930, São Januário era o maior estádio das Américas, até os anos 1940, o maior do Brasil e até 1950, quando o Maracanã ficou pronto, era o maior do Rio”, frisa o historiador Maurício Santos.

Pontapé inicial da partida inaugural de São Januário entre Vasco e Santos no dia 21 de abril de 1927
Pontapé inicial da partida inaugural de São Januário entre Vasco e Santos no dia 21 de abril de 1927

O jogo de estreia foi contra o Santos. A partida, realizada no dia 21 de abril de 1927, terminou 5 a 3 para os adversários. O gol inaugural do estádio foi feito pelo santista Evangelista, aos 20 minutos do primeiro tempo. O primeiro gol vascaíno foi marcado pelo jogador Negrito aos 23 minutos do primeiro tempo.

Getúlio Vargas no São Januário

O Estádio tem muita história fora do futebol. Na casa do Vasco foram realizados eventos políticos, como o comício de 1º de maio, no qual o presidente Getúlio Vargas anunciou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as primeiras leis trabalhistas do Brasil. Além disso, também recebeu acontecimentos culturais: apresentação dos corais do maestro Heitor Villa-Lobos. Entre outras celebrações.

Romário dá a volta olímpica após o seu milésimo gol, marcado em São Januário
Romário dá a volta olímpica após o seu milésimo gol, marcado em São Januário

No dia 20 de maio 2007, o atacante Romário marcou o seu milésimo gol, na partida entre Vasco da Gama e Sport Recife. Uma estátua, dentro de São Januário, foi erguida para homenagear o jogador.

Recentemente, São Januário vem passando por algumas reformas, que têm como foco principal deixar o Estádio mais confortável para os torcedores vascaínos, uma vez que o Vasco manda seus jogos nessa sede.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Sede do Vasco, São Januário
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui