História da Torre do Rio Sul, o prédio mais alto do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Torre do Rio Sul / Imagem ilustrativa

Torre do Rio Sul

Com 164m de altura, o Rio Sul Center, mais conhecido como Torre do Rio Sul, é o maior edifício do Rio de Janeiro. O tamanho não encobre uma história que conta com um presente ativo e um passado de muita cultura.

Construção da Torre do Rio Sul, em 1979

Iniciadas no final dos anos 1970 e encerrada em 1982, as obras do Rio Sul Center, um marco na história da engenharia civil no Brasil, foram conduzidas pela Construtora Norberto Odebrecht.

Advertisement

Seu projeto arrojado para a época, com fachada de concreto aparente e muito vidro, fez da Torre um empreendimento moderno, integrado ao ambiente e à natureza ao redor” informa o site oficial do Rio Sul Center.


[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa. Gigante é nosso amor pelo Rio.

São 40 pavimentos, 299 salas e salões e uma cobertura, além de dois subsolos e um pavimento térreo de garagem onde estão distribuídas 1.182 vagas. No total são 119.751,56 metros quadrados de área.

Predios-Mais-Altos-do-Rio-de-Janeiro

De acordo com listas recentes, o Rio Sul Center é o sexto maior edifício do Brasil. O primeiro é o Mirante do Vale, que fica em São Paulo e tem 170m de altura. A Torre do Rio Sul está entre os 30 maiores da América do Sul.

Solar da Fossa nos anos 50

O que pouca gente sabe é que antes de ser erguido o maior prédio do Rio de Janeiro, o espaço abrigava uma pensão modesta, porém rica em arte, cultura e criatividade. Onde hoje é o Rio Sul Center já esteve o Solar da Fossa.

Solar da Fossa 2

A mítica pensão carioca, nos idos dos anos 1960 e início dos anos 1970, serviu de morada para grandes nomes da nossa cultura como Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Ruy Castro, José Wilker, Paulo Leminski, Maria Gladys, Darlene Glória, Cláudio Marzo, Betty Faria, Abel Silva, Paulo Coelho, Naná Vasconcelos e muitos outros.

03e

Recentemente, o Solar da Fossa foi tema de uma peça de teatro, o musical “Contra o Vento”, escrito por Daniela Pereira de Carvalho e Felipe Vidal e dirigido por Felipe Vidal. Além de um livro: “Solar da Fossa”, de Toninho Vaz.

De acordo com uma publicação da página Casa e Jardim, suplemento das Organizações Globo que trata de arquitetura e decoração, uma proposta de construção pode deixar o Rio Sul Center e os demais prédios brasileiros para trás. Ou para baixo. O “Veleiro do Sul” é um projeto do arquiteto americano Enrique Greenwell para o Aterro do Flamengo. O edifício terá 408 metros e será disparado o maior do Brasil.

Veleiro do Sul, no Aterro do Flamengo

Caso o Veleiro do Sul seja mesmo construído, ficará em 14º lugar na lista mundial e será o único da América Latina no top 80 do planeta. Atualmente, o Burj Khalifa, em Dubai, é o mais alto do mundo. Ele tem 828 metros.

Independentemente de novas construções (que estão sempre sendo erguidas), o Rio Sul Center, ou Torre Rio Sul, já tem um lugar de grande porte no coração da população do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Torre do Rio Sul, o prédio mais alto do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui