História dos quase 200 anos de Cascadura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

estação de Cascadura História dos quase 200 anos de Cascadura

A Zona Norte do Rio de Janeiro é uma região fundamental para a cidade. Cascadura, um dos bairros mais famosos da área, carrega muita história nos muitos anos de existência.

Antes do século XIX, a região onde hoje fica o bairro de Cascadura era repleta de fazendas e chácaras. As mais importantes eram a Fazenda do Campinho, Fazenda Santa Cruz e a Fazenda do Ferraz.

Neste período, as maiores atividades da região onde hoje é o bairro de Cascadura eram em torno das festas religiosas. Economicamente, os mascates – vendedores ambulantes – eram muito presentes na área.

Advertisement

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a imobiliária Sergio Castro exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa

No ano 1858, a Estrada de Ferro Central do Brasil inaugurou o primeiro trecho da Linha Férrea Suburbana até Cascadura, pouco mais de 15 km da estação Dom Pedro II – Central do Brasil. Cascadura era onde funcionava o entreposto de cargas dos trens vindos de São Paulo.

A presença da linha férrea, como em outros bairros, provocou o crescimento da região de Cascadura e em seus entornos”, destaca o historiador Maurício Santos.

trem na velha estação História dos quase 200 anos de Cascadura
trem em Cascadura

Após a estrada de ferro, a maioria das vias do bairro foram calçadas, além da construção de escolas e comércios.

Como explica um famoso post deste mesmo Diário do Rio, a história do curioso nome tem três versões: “A primeira está ligada à inglesa Maria Graham, que relatou, em 1824, um passeio à Fazenda Real de Santa Cruz, fazendo referência ao local como “Casca D’Ouro”. A segunda remonta à dificuldade que os operários tiveram para abrir, com picaretas, a pedreira na construção da estrada de ferro – o conjunto de pedras ganhou o apelido de “casca dura”. A terceira, por fim, diz respeito a um dos primeiros moradores da região, um comerciante bastante difícil, fechado para negociações e doações”.

Em 1914, foi construído no bairro o Hospital Nossa Senhora das Dores, o primeiro do Brasil somente para pacientes com tuberculose. Neste mesmo prédio, funcionou o primeiro elevador de carga do estado do Rio. Hoje em dia, no espaço funciona a reserva ecológica de Cascadura.

Associação Comercial História dos quase 200 anos de Cascadura
Associação Comercial de Cascadura

Outro marco do bairro é que por lá foi inaugurado o primeiro supermercado do Brasil, a Associação Comercial de Cascadura (ACEIC-NORTE), em 1958, próximo à Praça Nossa Senhora do Amparo.

Já no século XXI, nos dias atuais, Cascadura segue com sua histórica vocação para o comércio e bom (em comparação a outras regiões da cidade) transporte público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História dos quase 200 anos de Cascadura
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui