História do Campo dos Afonsos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

cafonsos1

Na última semana, essa série de matérias sobre a história do Rio de Janeiro falou sobre Museu Aeroespacial, o Musal. Agora, falaremos do Campo dos Afonsos, local que abriga o Museu e é o berço da aviação brasileira.

Aeroclube Brasileiro

Em 1912 passou a funcionar no Campo dos Afonsos primeira organização aeronáutica do Brasil: o Aeroclube Brasileiro, que tinha como presidente honorário Alberto Santos Dumont e um dos sócios era o tenente Ricardo Kirk, o primeiro oficial do Exército e o segundo militar brasileiro a obter um brevê de piloto de aviões.

Advertisement

Ricardo Kirk

Dois anos mais tarde, em 1914, o Campo dos Afonsos passou a sediar também a Escola Brasileira de Aviação (EBA). Essa iniciativa partiu de um grupo de aviadores italianos.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sérgio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

No mesmo ano de 1914, a Primeira Guerra Mundial estourou e os italianos não puderam mais bancar as atividades da EBA, pois a Itália estava diretamente envolvida nos conflitos e os recursos no país estavam limitados. Então a Escola fechou cinco meses após ser aberta.

Escola de Aviação Militar

A Primeira Guerra provocou ainda mais mudanças no Campo dos Afonsos. O Brasil fez um acordo com a França e em 1918, antes do final da Guerra, chegou ao Brasil uma pequena missão militar francesa. No ano seguinte foi criada a Escola de Aviação Militar.

Eduardo Chaves

O Campo dos Afonsos fez parte da primeira ponte-aérea Rio-São Paulo. O paulista Eduardo Chaves, em 1914, embarcou em um avião de pequeno porte em São Paulo às 9h30 e chegou ao Rio, no Campo dos Afonsos, às 14h10.

Esse acontecimento deixou o presidente da republica à época, Hermes da Fonseca, bastante impressionado” diz o historiador Maurício Santos.

Oficiais do Exército Brasileiro, dentre eles o general Setembrino de Carvalho e o tenente Ricardo Kirk, em Porto União, região do Contestado.

No ano seguinte, em 1915, aconteceu pela primeira vez no Brasil o uso militar de aviões. Aeronaves saíram do Campo dos Afonsos em direção ao Paraná e Santa Catarina onde estava acontecendo um conflito entre latifundiários e antigos moradores. Ricardo Kirk liderou a comitiva. Contudo, ele não retornou da missão, pois o avião que pilotava bateu em um pinheiro e ele morreu no acidente.

Em 1939, o Campo dos Afonsos foi denominado 1º Corpo de Base Aérea, com a criação do 1º Regimento de Aviação, 1º RAv. Em 1941, com a criação da Força Aérea Brasileira, passou a ser designado Base Aérea dos Afonsos – BAAF.

i12121210193159844

A mudança de denominação, de Escola de Aeronáutica para Academia da Força Aérea seu deu no ano de 1969 e, em 1971 a AFA foi transferida para suas novas e modernas instalações em Pirassununga, Estado de São Paulo.

Em 2012, quando o Campo dos Afonsos comemorou 100 anos de existência, muitos eventos foram realizados para relembrar a data. “O centenário do Campo dos Afonsos teve muito simbolismo, pois ali nasceu muita coisa que ajudou a mudar a história do nosso país” frisa o historiador Maurício dos Santos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Campo dos Afonsos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui