História do Chafariz da Praça São Salvador, uma peça de rara beleza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Chafariz História do Chafariz da Praça São Salvador, uma peça de rara beleza
Histórico Chafariz

Um dos monumentos que foi cercado por grades de proteção durante o carnaval carioca, o Chafariz da Praça São Salvador, no bairro de Laranjeiras, é uma peça de rara beleza e história. Instalado em 1903, o Chafariz leva a assinatura de Louis Sauvageau. Contudo, de todo o conjunto que compõem o monumento, só se atribui ao artista a escultura feminina, datada de 1862.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

As demais são peças sem assinatura, escolhidas do catálogo de Val d’Osne e fundidas sob encomenda”, detalha a pesquisadora Vera Dias.

Escultura feminina História do Chafariz da Praça São Salvador, uma peça de rara beleza
Escultura feminina

Na cidade do Rio de Janeiro, há outra escultura idêntica a de Sauvageau. Ela fica no Jardim Botânico. Essas peças são as únicas obras do artista no Rio de Janeiro.

Advertisement

Supõe-se que a outra peça esteve primeiro na Quinta da Boa Vista, para depois ser levada para sua localização atual, o Jardim Botânico. Mas são apenas suposições. Faltam registros históricos que esclareçam a trajetória da peça de Sauvageau”, conta Vera Dias.

O chafariz foi tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) no processo E-18/001.553/98 de 10 de dezembro de 1998 e pelo Município, no decreto nº 19011 de 5 de outubro do ano 2000.

O Chafariz da Praça São Salvador é constante ponto de encontro de músicos de samba e choro. Além de ser referência para quem frequenta a movimentada área.

Choro no Praça História do Chafariz da Praça São Salvador, uma peça de rara beleza
Roda de Choro na Praça

Durante o carnaval deste ano, embora tenha sido cercado por medidas de segurança, o Chafariz foi centro de muita folia. A Praça recebeu blocos durante o dia e foi bastante frequentada nas noites de folia carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Chafariz da Praça São Salvador, uma peça de rara beleza
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui