História do Colégio Pedro II

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Colégio Pedro II à avenida Marechal Floriano, na atualidade.
Colégio Pedro II à avenida Marechal Floriano, na atualidade.

Com quase dois séculos de vida, o Colégio Pedro II é uma instituição que, definitivamente, faz parte da história da cidade do Rio de Janeiro.

A fundação do Colégio se deu em 2 de dezembro de 1837. A oficialização do decreto aconteceu no dia 20 do mesmo mês e do mesmo ano. O nome é uma homenagem a D. Pedro II, que na época ainda era um menino que esperava completar a idade para assumir, de fato, o cargo de imperador do Brasil. Aliás, o colégio foi fundado no dia do aniversário de Pedro.

Colégio Pedro II e Igreja de São Joaquim (1856), Litographia Imperial de Eduardo Rensburg
Colégio Pedro II e Igreja de São Joaquim (1856), Litographia Imperial de Eduardo Rensburg

A primeira das sedes do Pedro II é a do centro do Rio de Janeiro, que funciona lá até os dias de hoje.

Em 1857, dividiu-se em Externato e Internato, instalado na Tijuca em 1858 e permanecendo lá até 1888, quando foi transferido para o Campo de São Cristóvão. Estava fundada a seção São Cristóvão”, informa o site oficial do Colégio.

Advertisement

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para melhorias em nossa cidade, conservando o que temos de melhor

Como em muitos outros casos, a Proclamação da República forçou para que exaltações ao Império fossem extintas. Com isso, o Pedro II mudou de nome para Instituto Nacional de Instrução Secundária e, depois, para Ginásio Nacional.

No ano 1911, após mudanças judiciais e acordos, o Colégio Pedro Segundo voltou a se chamar assim, com o nome de origem”, explica o historiador Maurício Santos.

Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco

O corpo docente do Pedro II sempre chamou a atenção. Entre professores marcantes estão: Barão do Rio Branco, Euclides da Cunha, Manuel Bandeira e Aurélio Buarque de Holanda. E, evidentemente, muitos outros.

Entre os ex-alunos ilustres, que não são poucos, estão: Arlindo Cruz, Cássia Eller, Denise Fraga, Dias Gomes, Fátima Bernardes, Fernanda Montenegro, Floriano Peixoto, Lima Barreto, Manuel Bandeira, Noel Rosa, Barão do Rio Branco e tantos outros.

No ano 1952, as Seções Norte e Sul foram criadas e em 1957, a Seção Tijuca. Mais de duas décadas depois, já em 1979, as seções passaram a ser denominadas Unidades Escolares, tendo como complemento, o nome do bairro onde estavam instaladas, por exemplo, U. E. Centro, U. E. São Cristóvão, U.E. Engenho Novo, U.E. Humaitá e U.E.Tijuca.

Pedro II
Pedro II – São Cristovão

Nos anos 1980, o Colégio Pedro II entrou em outro seguimento escolar. Em 1984, foi criada a primeira Unidade de Ensino de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, chamada carinhosamente de “Pedrinho”, instalada no campus de São Cristóvão.

Depois foram criadas as do Humaitá (1985), do Engenho Novo (1986) e Tijuca (1987). Desde então, as unidades do primeiro segmento são denominadas Unidades I e as do segundo segmento, Unidades II”, pontua o site oficial do Colégio.

Pedro II Realengo

No ano de 1999, uma nova unidade foi inaugurada em São Cristóvão. A São Cristóvão III. Em 2004, foi a vez de a zona oeste ser contemplada. A Unidade Escolar Experimental Realengo foi aberta.

Uma vez mais o Colégio Pedro II, em consonância com as diretrizes educacionais inclusivas do MEC, atendeu às necessidades da população da Cidade do Rio de Janeiro, voltando-se para a comunidade da zona oeste. Este convênio que propiciou uma ligação entre os sistemas Municipal e Federal de ensino possibilitou o acesso dos jovens da referida comunidade aos bancos desta Instituição”, frisou a administração do Pedro II.

Por essas e, muitas outras, que o Pedro II está, definitivamente, fixado na história do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Colégio Pedro II
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Fernando Haddad foi Ministro da Educação e um dos responsáveis pela expansão da Rede Federal de Ensino Básico e Tecnológico. Na sua gestão foram inaugurados muitos Institutos Federais, escolas de excelência, muito bem equipadas do ponto de vista material e pessoal. O colégio Pedro II também passou por esta expansão, abrindo outras unidades e oferecendo mais vagas para a população do RJ e cidades vizinhas como Niterói e Duque de Caxias.
    Foi um ministro que investiu recursos na rede federal de ensino, valorizando a escola pública.

  2. Fernando Haddad foi Ministro da Educação e um dos responsáveis pela expansão da Rede Federal de Ensino Básico e Tecnológico. Na sua gestão foram inaugurados muitos Institutos Federais, escolas de excelência, muito bem equipadas do ponto de vista material e pessoal. O colégio Pedro II também passou por expansão, abrindo outras unidades e abrindo mais vagas para a população do RJ e cidades vizinhas como Niterói e Duque de caxias
    Foi um ministro que investiu recursos na rede federal de ensino, valorizando a escola pública.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui