História do Edifício Ipú na Glória

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Edificio Ipu Gloria História do Edifício Ipú na Glória

Prédios residenciais também têm história. E muita. Esse fato, entre outras informações, estarão presentes na segunda edição do livro “Rio – Casas & Prédios Antigos”. Em meio as histórias presentes na publicação de Rafael Bokor está a do Edifício Ipú, localizado na Glória.

Na Rua do Russel, nº 496, na Glória, fica o prédio que foi projetado por Ari Leon Rey e Floriano Brilhante, em 1935.

1938 2 História do Edifício Ipú na Glória

Advertisement

O edifício foi construído para sediar o Hotel Pax, um estabelecimento de luxo, inspirado em grandes transatlânticos, que deixou o bairro da Glória ainda mais glamoroso naqueles anos 1930.

O bairro da Glória, importante região da cidade do Rio de Janeiro na época, já contava com o Hotel Glória, marco da nossa história.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

Menos de 20 anos depois de sua inauguração, já nos anos 1950, a construção foi adaptada para fins residenciais, e os antigos quartos viraram apartamentos que medem hoje de 19 a 39 m2”, destaca Rafael Bokor.

1938 1 História do Edifício Ipú na Glória
em 1938

Em tupi-guarani, Ipú significa “a fonte” ou “terreno húmido”: “Nome muito apropriado a essa construção pertencente a vertente aerodinâmica do estilo art déco”, conta Rafael.

A inspiração náutica do Ipú é evidenciada na progressão sinuosa das varandas, nos tubos de ferro nos balcões/terraços e em algumas janelas em forma de escotilha. A cobertura, que já foi o restaurante do antigo Hotel Pax, é a parte do prédio que mais chama a atenção.

Muitos proprietários fizeram obras que descaracterizaram a parte externa dos apartamentos, fechando as varandas com vidros ou colocando aparelhos de ar-condicionado na fachada.

Curiosamente, ainda era possível ver na portaria a antiga mesa de telefone da recepção do hotel. Cada andar tem uma cor de piso diferente. Azul, verde e amarelo se revezam nos 12 andares dessa construção”, pontua Rafael Bokor.

Atualmente História do Edifício Ipú na Glória
imagem recente do Ipú

Sua portaria ainda se mantem a mesma. Atualmente, a fachada do Ipú está sendo toda pintada de cinza:

Em breve o Rio terá de volta a beleza de um dos mais incríveis representantes da arquitetura art déco”, afirma Bokor.

Para adquirir o livro de Rafael Bokor é preciso participar de uma ação de financiamento coletivo, que tem preços bem acessíveis. Maiores informações, clique aqui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Edifício Ipú na Glória
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui