História do Edifício Monte Verde, o prédio com cara de casa

São incontáveis os prédios presentes na cidade do Rio de Janeiro que chamam a atenção por algum motivo especial. Todas essas construções, a exemplo do Edifício Monte Verde, localizado no Horto, têm histórias para contar.

O Edifício Monte Verde foi construído em 1952, na Rua Barão de Oliveira Castro, nº 77, no Horto, por Bernardo Monteverde, grande empresário do ramo da construção civil.


Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

O prédio chama a atenção por se parecer com uma casa. Empresário da construção civil e sempre lembrando como um homem muito querido e inteligente, Bernardo Monteverde projetou a obra com essa intenção.

“A grande surpresa dessa edificação é que ela apresenta dois andares ocultos. Ao todo o prédio tem cinco pavimentos, mas da calçada só é possível ver três. Dois andares ficam no subsolo, abaixo do nível da rua”, destaca Rafael Bokor, na página Rio – Casas & Prédios Antigos.

Bem localizado, o prédio tem o Jardim Botânico do Rio de Janeiro como vista na parte de trás. Sidney Magal, o cantor, que já morou no edifício apreciou bastante a paisagem.

“O Edifício Monte Verde possui 10 apartamentos de um, dois e três quartos. Todos eles ainda pertencem a Esther Monteverde, viúva do construtor, hoje com 94 anos. As unidades do primeiro andar do subsolo possuem amplas áreas externas. O edifício não possui garagem e nem elevador. Do hall de entrada os inquilinos descem dois lances, ou sobem três para chegar aos imóveis”, completa Bokor.

 

Tão bem estruturado, pensado e localizado, o Edifício Monte Verde tinha mesmo que ter cara de casa.

Deixe seu comentário

Felipe Lucena497 Posts

Felipe Lucena é jornalista, roteirista e escritor. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da distância, sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password