História do Hotel Novo Mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

vista Hotel Novo Mundo

Há 65 anos, um hotel localizado em uma das regiões históricas mais famosas do Rio de Janeiro vem recebendo hóspedes e guardando ricas memórias. Esse é o Hotel Novo Mundo, que fica na praia do Flamengo, Cidade Maravilhosa.

O projeto para a construção do Hotel Novo Mundo é de 1947. Os trabalhos duraram três anos, pois o presidente Gaspar Dutra queria que o prédio estivesse pronto antes da Copa do Mundo de Futebol de 1950.

hotelnovomundo1950

Advertisement

No ano da Copa, o Hotel Novo Mundo foi inaugurado funcionando somente até o oitavo pavimento. Após o Mundial de futebol de 1950, a obra foi retomada e os quatro últimos andares concluídos.

“Algumas delegações de seleções que vieram jogar a nossa primeira Copa ficaram no Novo Mundo. Além disso, existe outra história forte desse local com o futebol: Pelé, que estava no Hotel dias antes de marcar o milésimo gol, deu de presente a placa comemorativa por esse feito para o Hotel Novo Mundo” conta o historiador Maurício Santos.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas se percam.

De acordo com a comunicação do Novo Mundo, até hoje está placa comemorativa em homenagem ao gol de Pelé, marcado contra o Vasco, no Maracanã, em 1969, está exposta na recepção do Hotel.

Foto tirada após o suicídio de Getúlio Vargas dentro do Palácio do Catete, no canto direito superior dá pra ver um pedaço da fachada do Hotel Novo Mundo
Foto tirada após o suicídio de Getúlio Vargas dentro do Palácio do Catete, no canto direito superior dá pra ver um pedaço da fachada do Hotel Novo Mundo

Por conta da proximidade com o Palácio do Catete – Museu da República -, que por muito tempo foi sede do poder executivo nacional, o Hotel Novo Mundo sempre recebeu nossos chefes de Estado. Sobretudo Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Presidentes mais recentes, como Luis Inácio Lula da Silva, e políticos como Leonel Brizola e Carlos Lacerda também já se hospedaram por lá.

Pessoas famosas não só se hospedavam no Hotel Novo Mundo, mas também moravam no prédio. Casos dos cantores Agnaldo Timóteo, Sergio Reis e Ângela Rô Rô.

O sucesso do Novo Mundo não é só nacional. O Hotel (entre outros estrangeiros badalados) recebeu Ricky Martin e o Duque de Bragança, Dom Duarte Pio de Bragança – que se hospedou diversas vezes no Hotel Novo Mundo.

Entrada do Hotel Novo Mundo

“Uma entidade francesa doou um leão de bronze, esculpido por Henri M. Alfred Jacquemart, célebre escultor animalista e famoso por diversos monumentos em Paris. Cerca de um ano depois, a diretoria do Hotel encomendou nova peça idêntica com a intenção de colocar uma de cada lado da entrada do estabelecimento, onde permanecem até hoje” relata o site oficial do Hotel.

Autores como Jô Soares e Luiz Alfredo Garcia Roza já escreveram narrativas que se passam no Hotel Novo Mundo. Definitivamente, esse prédio tem história para contar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Hotel Novo Mundo
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui