História do Jardim Zoológico de Vila Isabel, o primeiro do Brasil

Antes do espaço que fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, o Rio de Janeiro teve outro zoológico, no bairro de Vila Isabel. E lá nasceu o Jogo do Bicho.

fachada do antigo Zoo

O Rio de Janeiro, no fim do século XIX, já tinha algumas características de metrópole. No entanto, diferentemente de outras grandes cidades do mundo, ainda não tinha um jardim zoológico.

Então, em janeiro de 1888, João Batista Viana Drummond (o barão de Drummond) inaugurou o primeiro jardim zoológico do Brasil, no bairro de Vila Isabel, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.


Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

Após uma viagem à França, o barão de Drummond ficou impressionado com a capital francesa e com o zoológico que lá existia.

gravura do Zoológico

Os primeiros animais desse zoológico foram macacos e jacarés, espécimes brasileiros, além de leões e elefantes, vindos da África.

O Jogo do Bicho, popular em todo o país e hoje ilegal, começou, ainda que de forma mais inocente, no Zoológico de Vila Isabel:

“Ao comprar o ingresso de entrada para o Jardim Zoológico, o visitante passaria a receber um ticket. No bilhete estaria impressa a figura de um animal. Pendurada num poste a cerca de três metros de altura, próxima ao portão de entrada do parque, havia uma caixa de madeira. Dentro desta ficava escondida a gravura de um animal, escolhida pelo barão em uma lista de 25 bichos que ia de avestruz a vaca, passando por borboleta e jacaré. Nesse domingo, às cinco horas da tarde, a caixa seria aberta pela primeira vez, e o público presente poderia, afinal, descobrir o animal encaixotado e saber se teria direito ao prometido prêmio de 20$000, 20 vezes o valor gasto com a entrada para o zoo. Na hora marcada, o barão dirigiu-se até o poste, revelou a avestruz e fez a alegria de 23 sortudos visitantes”, conta Felipe Magalhães, no livro ‘Ganhou, leva, o Jogo do Bicho no Rio de Janeiro’.

bilhete de entrada do Zoológico

Essa ideia surgiu após a Proclamação da República, em 1889. O Zoológico recebia uma ajuda financeira do Império, que acabou para a entrada do novo sistema de governo. Sem o apoio do imperador, o barão de Drummond precisou aumentar a renda do estabelecimento e criou o jogo.

Por anos, o Zoológico foi extremamente bem sucedido. Pessoas de todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro e até de outros estados, vinham conhecer o local.

fotografia tirada no Zoológico de Vila Isabel

Depois da morte do Barão de Drummond, em 1897, o seu sobrinho Carlos Drummond Franklin assumiu a direção do jardim zoológico.

Franklin não teve o mesmo sucesso do tio e os negócios passaram a não ir tão bem. Após uma sequência de crises financeiras e trocas de administrações, o Zoológico de Vila Isabel foi fechado, em 1949.

Atualmente, longe dos anos que ficou abandonado, o antigo Zoológico de Vila Isabel, hoje “Recanto do Trovador” é uma grande área de lazer para a população local, honrando o passado.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Felipe Lucena477 Posts

<p>Felipe Lucena é jornalista, roteirista e escritor. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da distância, sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.</p>

Comente

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password