Uma Breve História do Largo dos Leões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Antiga panorâmica do Largo Uma Breve História do Largo dos Leões
Antiga vista do Largo

Importante área da Zona Sul do Rio de Janeiro, o Largo dos Leões marcou diversos momentos importantes para nossa cidade. O Largo foi aberto em 1826. O fazendeiro português Joaquim Marques Batista Leão realizou a obra. Embora tenha “Leão” no nome do responsável, o batismo do largo se deu por outro motivo.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

Na chácara de Joaquim, na entrada, havia duas estátuas de leões. Dessa obra arquitetônica não resta mais nada. Da época, sobraram as palmeiras, que ainda estão lá”, conta o historiador Milton Teixeira.

Palmeiras do Largo dos Leões Uma Breve História do Largo dos Leões
Antigas palmeiras do Largo dos Leões

No limite entre os bairros do Humaitá e Botafogo, a região do Largo dos Leões, hoje uma importante passagem para veículos e pessoas, já foi uma fundamental parada de bondes, quando ainda eram movidos por tração animal.

Advertisement

A estação de bondes, puxados por burros até então, ficava mais ou menos onde hoje é a Cobal. Lá se fazia a parada e a troca dos animais que trabalhavam para arrastar os veículos”, pontua Milton Texeira.

Em 1908, nesta mesma região, foi criado o primeiro campo de futebol do Botafogo de Futebol e Regatas.

Botafogo em seu primeiro campo Uma Breve História do Largo dos Leões
Botafogo em seu primeiro campo

Mais recentemente, o Largo dos Leões se tornou tema de uma música que faz referência ao carnaval carioca. A banda Forfun, em “Largo dos Leões”, cita diversos blocos da folia de rua da Cidade Maravilhosa, tendo como ponto de partida, o histórico Largo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uma Breve História do Largo dos Leões
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui