História do Morro da Providência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Providência por Daniel Garcia Neto

Possivelmente, o Morro da Providência é a primeira comunidade desse gênero do Brasil – disputa esse título com o extinto Morro do Santo Antônio. Isso já valeria o destaque. No entanto, a Providência tem muito mais histórias para oferecer. Esse morro é testemunha de muitas memórias que fazem parte do passado da cidade do Rio de Janeiro e de todo o país. Entre muitas delas estão o nascimento de Machado de Assis e a Guerra dos Canudos.

Prefeit Barata Ribeiro
Prefeit Barata Ribeiro

A história dessa comunidade cheia de histórias começou em 1883, quando os planos de governo dos prefeitos Barata Ribeiro e, posteriormente, Pereira Passos, tinham como objetivo higienizar a cidade, sobretudo derrubando cortiços.

Cortiço Cabeça de Porco
Cortiço Cabeça de Porco

Essas demolições de cortiços forçaram moradores desses ambientes a procurar novos lugares para morar. “Quando o então famigerado e temido Cabeça de Porco foi abaixo, quase quatro mil ex-escravos, imigrantes e outros tantos pobres que ali viviam partiram, levando tábuas de madeiras dos cortiços, para erguer casebres no Morro da Providência” destaca o escritor Sérgio Bloch.

Advertisement
Quartel general e o Morro da Providência em 1900
Quartel general e o Morro da Providência em 1900

Os primeiros habitantes do Morro da Providência tiveram como vizinhos os ex-combatentes da Guerra dos Canudos. Esses soldados, quando voltaram ao Rio de Janeiro, não foram reconhecidos como heróis. Sem amparo, emprego certo e moradia, se mudaram para a comunidade.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis valoriza a história Maravilhosa que temos.

Nessa época, o Morro da Providência não era chamado assim. A região era conhecida como “Livramento”. Com a chegada dos ex-combatentes, recebeu a alcunha “Favela”, pois em Canudos havia um morro que tinha esse nome, devido a uma planta homônima. Com isso, o Morro da Providência foi “Morro da Favella” por um tempo.

O atual nome surgiu também por referências trazidas da cidade de Canudos, na Bahia. Nesse município havia um rio chamado Providência. Isso inspirou o novo batismo do morro. No entanto, existem outras versões.

As primeiras casas no Morro da Providência em 1905
As primeiras casas no Morro da Providência em 1905

Há quem diga ainda que providência era o que pediam os moradores locais em relação a melhores condições de moradia, daí o nome usado até hoje” diz Sérgio Bloch.

A Guerra dos Canudos foi tema de um grande livro: Os Sertões, escrito por Euclides da Cunha. Contudo, o Morro da Providência tem outra forte conexão com a literatura nacional. No ano 1839, Machado de Assis nasceu em um dos casarões antigos da Providência.

Casa Amarela, Morro da Providência
Casa Amarela, Morro da Providência

Atualmente, o Morro da Providência ainda é espaço de referências artríticas e culturais. Além de toda a história que essa região tem o com o samba, que se fortaleceu aos pés de suas ladeiras e escadarias, no ano 2000 foi fundado o centro cultural Casa Amarela, comandado pelo fotografo Maurício Hora.

O Casa Amarela costuma realizar projetos e intervenções artísticas na comunidade. Também pudera, afinal, não falta inspiração no Morro da Providência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Morro da Providência
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui