História do prédio da ABI

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Independentemente do estilo arquitetônico, a Sergio Castro Imóveis sempre defenderá edificações que colaboram ainda mais para a beleza da Cidade Maravilhosa

Prédio da ABI

Referência de arquitetura moderna, o prédio sede da Academia Brasileira de Imprensa (ABI), localizado no centro do Rio de Janeiro, é um verdadeiro relato vivo da história da Cidade Maravilhosa e do Brasil.

Maurício e Marcelo Roberto

Advertisement

A construção começou a ser erguida em 1936 e ficou pronta três anos mais tarde. Os irmãos Marcelo e Milton Roberto – influenciados pelas ideias do modernista francês Le Corbusier – assinaram o inovador projeto arquitetônico. No entanto, de acordo com um relato da Revista da Construção Civil, de outubro de 1978, Maurício (irmão de Milton e Roberto) também participou da criação, como coautor.

Maurício, Marcelo e Milton

Os três irmãos tiveram um famoso escritório de arquitetura chamado de MMM Roberto. O trabalho dessa família foi determinante para a implantação da arquitetura moderna em alguns locais da cidade do Rio de Janeiro.

O projeto do Prédio da ABI se deu através de um concurso, vencido pelos irmãos Roberto. Na época, Getúlio Vargas e o ministro Osvaldo Aranha apoiaram a inovadora obra, afinal, eles tinham planos de modernizar o Brasil.

Prédio da ABI II

“O prédio da ABI é referencial para a arquitetura moderna brasileira, que já na década de 30 esboçava o conceito de funcionalidade. A construção do edifício se deu no momento em que Herbert Moses assumia a presidência da Associação e deixava sua marca para a posteridade. São comuns as visitas às instalações da ABI, dada sua importância no contexto arquitetônico. A execução das obras no Edifício Herbert Moses honrou a técnica nacional. Nenhum parafuso foi colocado no prédio sem consultar o projeto. Técnicas pioneiras apresentadas por Le Corbusier foram adotadas, além de outras características representativas da evolução da arquitetura moderna” diz um texto publicado no site oficial da ABI.

Herbert Moses e Carmen Miranda

O edifício também é chamado de Herbert Moses, pois era Herbert quem presidia a ABI na época em que a construção foi erguida. Moses sempre elogiou muito o prédio. Assim como um de seus criadores:

“Suas soluções continuam sendo adaptadas por outros projetos e o estilo de construção jamais foi igualado. A sede da ABI permanece como um prédio ímpar na cidade. Tão necessário a ela quanto o Pão de Açúcar e o Corcovado” declarou Maurício Roberto, em depoimento concedido no ano 1948.

ABI

Não são só as pessoas envolvidas no projeto que o exaltam: “Cronologicamente, foi o primeiro edifício modernista do Rio de Janeiro. Sem o aparato e as complicações que cercaram o projeto do MES, este edifício aplica conscientemente, mas com um certa rigidez, os princípios corbusianos. Os pilotis não puderam ser completamente liberados, e a utilização dos brises (pela primeira vez no Brasil) fica prejudicada, por se tratar de brises fixos, o que provoca um estranho fechamento na fachada” comenta o site Coisas da Arquitetura.

Modernas ou clássicas, todos nós devemos valorizar as construções que nos ajudam a contar as histórias da nossa cidade. Afinal, é preciso olhar os erros e os acertos do passado para se pensar em um futuro melhor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do prédio da ABI
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui