História do prédio do CCBB

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

CCBB por Yuri de Castro

Segundo um ranking da publicação inglesa The Art Newspaper, divulgado em abril do ano passado, o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é a instituição cultural mais visitada do Brasil e a 20º no mundo. Contudo, esse espaço dedicado às artes esteve, por muito tempo, ligado às finanças e aos negócios. Conheça a história de uma das construções mais charmosas do centro da Cidade Maravilhosa.

Francisco Joaquim Bethencourt da Silva

Projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, o prédio do CCBB começou a sair do papel em 1880. Francisco foi escolhido a dedo para essa obra. Na época, ele era arquiteto da Casa Imperial e foi fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.

Advertisement

banner 1200x800 2 História do prédio do CCBB

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

“Francisco Joaquim Bethencourt da Silva foi muito influente e importante para que construções com linhas neoclássicas fossem erguidas no centro do Rio. O prédio que hoje abriga o Centro Cultural Banco do Brasil, o popular CCBB, é um exemplo claro disso”, conta a arquiteta e pesquisadora Camila Braga.

Prédio do CCBB em 1906

O prédio do CCBB foi inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906. Por lá ficava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos – um equivalente à Bolsa de Valores.

Na década seguinte, o edifício passou a pertencer a seu atual dono, o Banco do Brasil. No entanto, seguia como um espaço dedicado ao mundo dos negócios: “Esta função tornou o edifício emblemático no mundo financeiro nacional e [essa fama] duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março” informa o site do CCBB.

Centro Cultural Banco do Brasil por Rodrigo Soldon

No final dos anos 1980, o Banco do Brasil decidiu transformar o prédio em um centro cultural. Durante essa transição, houve bastante cuidado com a manutenção das características físicas do edifício.

“O projeto de adaptação preservou o requinte e os detalhes da construção iniciada no fim do século XIX. Isso é muito bom para o visual da cidade, afinal, o prédio é lindo”, frisa Camila Braga.

O Centro Cultural Banco do Brasil foi inaugurado em 12 de outubro de 1989. Em pouco tempo o espaço se tornou um dos mais aclamados centro culturais do Brasil e do mundo.

CCBB abre as portas para as mais variadas atividades artístico-culturais de quarta a segunda, das 9h às 21h. Para os amantes de arte e cultura, a troca de um espaço ligado às finanças para um centro cultural foi um grande negócio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do prédio do CCBB
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui