História do prédio sede da escola de cinema Darcy Ribeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A construção que abriga o Instituto Brasileiro de Audiovisual (IBAV) ou a Escola de Cinema Darcy Ribeiro – como é mais conhecida – está localizada em uma parte conservada do centro histórico carioca. No início da Rua da Alfândega, o prédio é digno de belas imagens. Um filme épico.

fachada darcyribeiro História do prédio sede da escola de cinema Darcy Ribeiro

A obra foi concluída em 1914. Neste período, aquela região da cidade do Rio de Janeiro passava por profundo desenvolvimento. Prédios próximos como os atuais centros culturais do Banco do Brasil e o dos Correios datam a mesma época.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sérgio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

Advertisement

O prédio foi construído para ser sede do Banco Germânico da América do Sul. Uma respeitada e importante instituição à época. “Veio o auge da Segunda Guerra Mundial e com todas as suas complicações, diretas ou indiretas, o Banco Germânico acabou perdendo espaço no mundo e aqui não foi diferente”, destaca o historiador Maurício Santos.

Foto 1 Fachada ECDR 764402 História do prédio sede da escola de cinema Darcy Ribeiro

Em 1943, o patrimônio do banco foi incorporado à União e o prédio passou a ser do Estado Brasileiro.

Pouco tempo depois, no espaço onde hoje fica a sede da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, passou a funcionar uma agência dos Correios. Já no ano de 2002, após uma reforma comandada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, passou a funcionar no prédio o IBAV e a Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

883092482 d070940198 z História do prédio sede da escola de cinema Darcy Ribeiro

O novo projeto para o antigo prédio foi liderado por cineastas como Ruy Guerra, Cacá Diegues e Nelson Pereira dos Santos. Além dos intelectuais Moacir Werneck de Castro e Rafael de Almeida Magalhães. A ideia inicial foi dos antropólogos Darcy Ribeiro e Irene Ferraz.

Neste mês de novembro, a Escola completa 15 anos de existência e celebra a data com uma série de eventos em sua sede, em seu prédio mais que centenário e histórico.

Felipe Lucena, autor deste texto, está lançando um livro de crônicas sobre o transporte público. Interessados podem comprar a obra clicando aqui.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do prédio sede da escola de cinema Darcy Ribeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui