História do Relógio da Glória

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Relógio 2 História do Relógio da Glória
Anos 1950

Um dos bairros mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, a Gloria tem muitos atrativos históricos. O Relógio é um dos pontos marcantes e literalmente pontuais do local.

Localizado na Rua da Glória, em frente à Cândido Mendes, o Relógio foi instalado na gestão do prefeito Pereira Passos, em uma ação de embelezamento do Bairro.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam

Pereira Passos mandou retirar a balaustrada de bronze que circulava a Praça Tiradentes, no Centro do Rio, e transferi-la para a Avenida Augusto Severo. O Relógio teve a finalidade de arrematar o conjunto”, destaca o Rio e Cultura.com.

Advertisement
Relógio da Glória História do Relógio da Glória
Antiga imagem do Relógio e do Bairro

A inauguração se deu no dia 15 de abril de 1905. À época, foi a Companhia de Ferro Carril do Jardim Botânico (também responsável pelos bondes da cidade) quem fez a iluminação do Monumento, que é formado por uma coluna de 7,5 metros de altura.

A máquina do Relógio foi instalada pelo relojoeiro alemão Frederich Krussman. O material utilizado na construção da peça é francês.

Relógio História do Relógio da Glória

Em 1980, houve um problema. O Relógio da Glória foi quebrado. Um relojoeiro comum se ofereceu para consertar, de graça, a peça, mas não conseguiu. Muitos tentaram corrigir o erro, porém, sem sucesso. O tempo foi passando e os ponteiros do Relógio seguiam parados. A falta de informação dificultou o reparo, que só foi concluído em 1986.

O Relógio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico-Cultural – INEPAC. Apesar disso, como boa parte dos monumentos cariocas não escapa dos atos de vandalismo. O que é lamentável.

A Igreja ao fundo História do Relógio da Glória
A Igreja ao fundo

Atualmente, quem passa pelo Relógio da Glória ainda pode acertar a hora de modernos relógios de pulso ou celulares nesse Monumento histórico. Além de apreciar o indiscutível charme da obra.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Relógio da Glória
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui