História do Shopping do Meier

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

shopping-do-meier

Por ser um bairro, historicamente, operário, o Méier (já até contamos a história do bairro) é pioneiro em muitas coisas. Por exemplo, o primeiro shopping center da cidade do Rio de Janeiro é de lá. Há quem diga, inclusive, que é o primeiro do Brasil.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

Projetado pelo arquiteto João Henrique Rocha e aberto ao público em 1965, o Shopping do Meier fica na Dias da Cruz, uma das principais vias do bairro.

Advertisement

João Henrique Rocha, o arquiteto do Shopping, foi o segundo colocado no concurso para elaboração do Plano Piloto de Brasília. Ele também foi o autor do Centro Empresarial de São Paulo, considerado o primeiro edifício inteligente do Brasil.

Nos anos 1960, quando o Shopping foi erguido, o Méier, considerando a força econômica, só perdia para Copacabana, na zona sul e Madureira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Embora tenha sido inaugurado em 1965, o Shopping do Méier perdeu o título de shopping mais antigo do Brasil para o Iguatemi, de São Paulo, que foi aberto ao público em 1966.

“Isso se deu porque a ABRASCE (Associação Brasileira de Centros Comerciais) considera que o Iguatemi, na época na inauguração, tinha mais característica de shopping center que o Shopping do Méier. Mas isso não impede que algumas pessoas achem que o estabelecimento carioca foi o primeiro, até porque, pelas datas, ele foi”, destaca o historiador Maurício Santos.

Quando foi inaugurado, o Shopping do Meier tinha 30 lojas. A imprensa noticiou que lá poderia se comprar de um alfinete a um automóvel. Exageros à parte, a construção foi bastante impactante.

Foi o primeiro shopping do Rio de Janeiro. Na época, foi algo que chamou a atenção de todos”, lembra José Farias, fotógrafo aposentado, de 70 anos de idade, morador do Méier há seis décadas.

Hoje em dia, o Shopping do Méier conta com mais de 60 lojas, além de lanchonetes e do Campus Millôr Fernandes da Universidade Estácio de Sá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Shopping do Meier
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite,

    Estou procurando mais informações sobre esse shopping. Quem construiu, quem administrava, ainda são as mesmas empresas?
    Agradeço antecipadamente.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui