História do Shopping Nova América

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nova America

Shoppings, normalmente, remetem à modernidade, ao futuro. Entretanto, o Nova América, que fica em Del Castilho, na zona norte da cidade, tem uma relação muito forte com o passado.

Nova America

A história desse shopping começou bem antes de o espaço com lojas e áreas de lazer surgir. Em 1925, funcionava, onde o hoje fica o Nova América, a Companhia de Tecidos Nova América.

Advertisement

Nova America Historia

Durante os anos 1920, a cidade do Rio de Janeiro viveu um período de muito desenvolvimento e a Companhia de Tecidos Nova América fez parte disso, já que era uma das maiores empresas cariocas e brasileiras da época”, conta o historiador Mauricio Santos.

Companhia de Tecidos Nova América

De 1925 até 1991, a Companhia de Tecidos Nova América funcionou a todo vapor no lugar onde hoje fica o Shopping. Depois disso, a fábrica foi transferida para a unidade de Fonte Limpa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.


[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para melhorias em nossa cidade, conservando o que temos de melhor

Foi aí que começou a história do Shopping Nova América, que passou a funcionar em 1995. A arquitetura da fábrica, toda em tijolinhos, estilo inglês do início do século XX, foi mantida.

Shopping Nova America

Os anos foram passando e o Nova América foi crescendo.“Em 2002, Shopping expandiu e tornou-se um centro integrado de lazer, serviços, negócios, educação e compras, oferecendo ao visitante uma grande variedade de opções, em um só lugar. Hoje, além das lojas, o visitante encontra lojas-âncora de peso, um campus universitário, a Rua do Rio e o Centro Empresarial com 154 salas. O shopping cresceu e mais ainda preserva com orgulho, o patrimônio histórico da cidade. E o nome, Nova América, permanece na memória de seus moradores, como símbolo de um tempo de grandes transformações e prosperidade”, informa o site do estabelecimento.

O Nova América passou por outra grande expansão, dessa vez em 2012. O estabelecimento chegou a 122 mil metros quadrados de área construída. Esse projeto fez o Nova América dobrar de tamanho e o transformou no maior centro comercial multiuso do Estado do Rio, com cerca de 300 lojas, seis mil funcionários, três torres de escritórios, três lajes corporativas (com 22.500 metros quadrados de área para abrigar até 25 grandes empresas), dois hotéis (com um total de 426 suítes) e 4 mil vagas de estacionamento.

Incendio no Nova America

Em 2015, um incêndio de grandes proporções atingiu o Nova América. O Shopping estava fechado na hora do incêndio, já que era recesso de carnaval. Ninguém ficou ferido e os danos materiais foram reparados.

Atualmente, o Nova América recebe, em média, 70 mil pessoas por dia. Pessoas que convivem com o passado, o presente e o futuro dentro do Shopping.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Shopping Nova América
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui