História do Terminal Alvorada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Terminal Alvorada por Daniel Brasil
Terminal Alvorada por Daniel Brasil

Ponto de referência na Barra da Tijuca, o Terminal Alvorada tem uma história marcada por grandes mudanças. Mudanças em sua estrutura e alterações que influenciam em todo o funcionamento de diversas regiões da cidade.

Como contamos recentemente aqui no Diário do Rio, em outras épocas, a Barra da Tijuca não passava de uma área isolada do restante da cidade do Rio de Janeiro. Contudo, a partir dos anos 1970, após o projeto urbanístico do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, a Barra passou a se desenvolver de forma mais intensa.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para melhorias em nossa cidade, conservando o que temos de melhor

Nessa época, havia apenas três linhas de ônibus regulares que cruzavam o bairro: uma sentido Tijuca, passando pelo Alto da Boa Vista, uma segunda para a Zona Sul e outra para a Zona Norte, via Itanhangá, Freguesia e Praça Seca. No fim dos anos 1970, por conta do desenvolvimento da Barra, algumas novas linhas foram criadas, inclusive especiais e com ar-condicionado para atender somente aos moradores dos condomínios de luxo que existiam na região.

Advertisement

terminal_alvorada1981

Todo esse crescimento motivou uma grande obra: o Terminal Alvorada. Em 1981, em uma região que acabou se tornando uma espécie de centro do bairro, já que fica próxima ao BarraShopping, foi inaugurado o Terminal.

Nos primeiros anos, apenas 11 linhas, que o ligavam aos Aeroportos Internacional Tom Jobim e Santos Dumont, Centro, Zona Sul, Curicica e Vargem Grande, saiam e chegavam ao Alvorada. Com o tempo, o espaço passou a ligar praticamente toda a cidade do Rio de Janeiro à Barra”, conta o pesquisador Isaac Assis.

O Terminal Alvorada, definitivamente, catapultou o crescimento da Barra. Com o fácil acesso ao bairro, pessoas das mais variadas regiões passaram a frequentar, trabalhar e buscar diversão na Barra da Tijuca.

Terminal_Alvorada_Panorama_09_2015

Em 2011, foi iniciada a construção do BRT TransOeste e o Terminal Alvorada precisou passar por uma grande reforma. O espaço, totalmente modificado, foi reinaugurado em 2013 e no ano seguinte passou a receber o BRT TransCarioca, sendo o Alvorada a estação terminal.

Atualmente, o Terminal Alvorada recebe mais de 40 linhas de ônibus. A estimativa é que mais de 450 mil pessoas frequentem o Terminal todos os dias. Muita gente, de muitas regiões da cidade, precisa passar por lá para seguir seu dia-dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Terminal Alvorada
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui