Breve História do Tijuca Tênis Clube - Diário do Rio de Janeiro

Breve História do Tijuca Tênis Clube

0
Antiga foto da sede

Antiga foto da sede

Um dos mais tradicionais clubes da cidade, o Tijuca tem um passado que joga junto com a história do Rio de Janeiro e do Brasil.

No apito inicial, a fundação do Tijuca se deu no dia 11 de junho de 1915, na Rua do Uruguay, 391, casa do Coronel Joaquim Ferreira da Cunha Barboza, considerado um dos heróis da Guerra do Paraguai, que aconteceu entre dezembro de 1864 a março de 1870. O primeiro nome do Clube foi Tijuca Lawn Tennis Club. Mais tarde denominado Tijuca Tennis Clube e depois Tijuca Tênis Clube.

Durante a gestão do primeiro presidente, Américo Pinho Leonardo Pereira, que durou de 1915 a 1916, foram definidas importantes questões para o Tijuca:

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca

“As cores predominantes do Clube (vermelho e branco), os primeiros estatutos e a sede, localizada no endereço atual foram determinadas nesse período“, conta o historiador Mauricio Santos.

O Tijuca foi instalado na Rua Conde de Bonfim, 451, no imóvel arrendado de João Teixeira Mendes, que concordou em ceder parte do terreno para a construção de uma quadra de tênis, que eram raras no Brasil na época.

“Quando eu e meu irmão Carlos ainda éramos estudantes, possuíamos algumas raquetes e outros apetrechos de tênis, que nossa mãe nos dera durante viagem que havíamos feito à Europa. Praticávamos tal esporte nas horas de folga e aos sábados à tarde. O nosso campo era um terreno que existia nos fundos da casa onde morávamos, na Rua Conde de Bonfim, 446”, destacou Álvaro Vieira Lima, considerado o sócio número um do Tijuca, frisando a dificuldade que era praticar tênis nesse período.

Foram necessárias muitas reformas no Casarão da Conde Bonfim 451 para que o espaço, aos poucos, fosse ganhando cara de clube.

Ao longo dos anos, o Tijuca Tênis Clube passou a ser sede também para outros esportes (como é hoje em dia), além de eventos culturais e sociais.

Clube nos anos 1940

Na década de 1960, o compositor Ary Barroso venceu, com a “Canção em tom maior”, cantada por Ted Moreno, o concurso para a escolha da mais linda música de amor do Brasil. A festa foi realizada no ginásio do Tijuca Tênis Clube.

Frequentado por muita gente influente, o Tijuca, no rolar da história, recebeu a visita de importantes esportistas, artistas, políticos e muito mais.

Uma das atuais entradas

Atualmente, o Clube continua sendo uma fundamental sede esportiva, social e cultural para nossa cidade. Ponto para o Tijuca.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Felipe Lucena
Felipe Lucena é jornalista e também se arrisca em outras áreas do mundo das palavras escritas. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da distância, sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.
Felipe Lucena

Latest posts by Felipe Lucena (see all)

Comente