História e curiosidades do Túnel do Pasmado

Um dos muitos túneis da cidade do Rio de Janeiro, o Túnel do Pasmado tem histórico de curiosidades e extrema importância para a Cidade Maravilhosa. As obras começaram em 1947, durante a gestão do prefeito Hildebrando de Araújo Góis. A ideia era conectar ainda mais a crescente Zona Sul daqueles anos.


Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sérgio Castro Imóveis exalta locais que visam a valorização da cultura e história da Cidade Maravilhosa.

O Túnel ficou, completamente, pronto alguns anos depois, já na prefeitura de Ângelo Mendes de Morais, em 1952.

A via, pelo morro do Pasmado, deixou os vizinhos Botafogo e já badalada Copacabana ficaram ainda mais próximos, com essa integração direta”, conta a pesquisadora e arquiteta Camila Braga.

A sua galeria, de mão única, possui duzentos e vinte metros de comprimento, vinte de largura e seis metros e trinta centímetros de altura máxima.

Em 1968, durante as filmagens do filme “Roberto Carlos em ritmo de aventura”, o Túnel do Pasmado virou cenário de cinema. No longa, Roberto faz uma cena na qual passa voando, de helicóptero, por dentro do Túnel.

A cena, dada a complexidade para a época, por muito tempo foi considerada uma das grandes sequências do cinema brasileiro.

Voltando à vida real, do Túnel do Pasmado segue realizando seu papel como mais um dos túneis que servem à nossa cidade.

Quer conhecer outras curiosidades sobre a Cidade do Rio de Janeiro? Acesse os posts antigos e veja mais histórias. Além disso, você pode sugerir pautas sobre locais dos quais sempre teve interesse em conhecer e nos ajudar a espalhar boas memórias para cariocas e turistas, apaixonados pela Cidade Maravilhosa.
Envie email com sugestões para rio@diariodorio.com

Nos vemos em breve, com mais narrativas cariocas!

Deixe seu comentário

Felipe Lucena497 Posts

Felipe Lucena é jornalista, roteirista e escritor. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da distância, sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password