História do Autódromo de Jacarepaguá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pista do Autódromo de Jacarepaguá

O Autódromo de Jacarepaguá não existe mais. No entanto, suas memórias e sua vocação para orgulhar o esporte nacional seguem vivas. No local onde já aconteceram provas de Fórmula 1, serão realizadas algumas competições durante as Olimpíadas de 2016.

Autódromo Nova Caledônia
Autódromo Nova Caledônia

Inaugurado em 1966, com o nome “Autódromo Nova Caledônia”, o local foi reformado e reinaugurado em 1977, batizado de Autódromo Internacional de Jacarepaguá.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sérgio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que valorizam a história da Cidade Maravilhosa

Advertisement

O maior e mais completo kartódromo do país se encontrava no mesmo terreno. Uma bela pista de motocross também fez parte do complexo. Uma segunda reforma modificou o trecho norte do circuito que foi rebatizado de Nelson Piquet, e a terceira reforma, já sob a ordenança de Cesar Maia, construiu o circuito oval para abrigar a Fórmula Indy e recebeu o nome de Emerson Fittipaldi” informa a jornalista Suzane Carvalho em um texto publicado no site Uol.

Um ano após a reinauguração, em 1978, o Autódromo recebeu a primeira prova de Fórmula 1, a categoria mais conhecida do automobilismo. A última corrida de Fórmula 1 do Autódromo aconteceu em 1989 e teve ninguém menos que Ayrton Senna, um esportista que sempre orgulhou o povo brasileiro, como vencedor.

Carlos Reutemann
Carlos Reutemann

De um lado um motivo para se orgulhar, de outro, nem tanto. Carlos Reutemann, um piloto argentino, foi o primeiro a vencer uma prova de Fórmula 1 no antigo Autódromo de Jacarepaguá.

 Fórmula Indy (na época chamada de CART) no Autódromo de Jacarepaguá
Fórmula Indy (na época chamada de CART) no Autódromo de Jacarepaguá

Além de Fórmula 1, o complexo automobilístico recebeu corridas de Fórmula Indy (na época chamada de CART) e da Moto GP. O primeiro vencedor do circuito de uma prova da Indy foi André Ribeiro, em 1996.

Em 2004, Autódromo de Jacarepaguá foi o último a sediar uma etapa da MotoGP no Brasil (Fonte Honda Pro Images)
Em 2004, Autódromo de Jacarepaguá foi o último a sediar uma etapa da MotoGP no Brasil (Fonte Honda Pro Images)

As etapas brasileiras do MotoGP aconteceram entre 1995 e 2004. Uma das lendas dessa categoria, o piloto italiano Valentino Rossi, correu diversas vezes na antiga e elogiada pista carioca.

Obras no Autódromo de Jacarepaguá
Obras no Autódromo de Jacarepaguá

Para os Jogos Pan-americanos de 2007, o Autódromo passou por intervenções para dar lugar ao Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, e teve sua pista reduzida. No ano seguinte, foi anunciada oficialmente a demolição do Autódromo, com o objetivo de abrigar instalações para os Jogos Olímpicos de 2016.

O restante Autódromo foi demolido em novembro de 2012. Uma proposta de construção de um novo autódromo em Deodoro, também Zona Oeste da cidade, foi levantada. Contudo, essa ideia ainda não começou, de fato, a sair do papel.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Autódromo de Jacarepaguá
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. A especulação imobiliária, principalmente no governo César Maia (que tinha o Paes como sub-prefeito daquela região), acabou por esvaziar a utilização do Autódromo.

    Com justificativas como construir instalações para os Jogos Pan Americanos de 2007 e a Olimpíada de 2016, acabou por desaparecer.

    Foi construído em meados dos anos 60 pelo Estado da Guanabara. No projeto constava até mesmo ter uma linha de metrô para lá.

  2. Ayrton Senna jamais venceu no circuito, em 1989 ele sofreu uma avaria no bico do carro na largada e abandonou. O vencedor foi Nigel Mansell seguido por Alain Prost e Maurício Guguelmin

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui