Importância da Assessoria de Imprensa no Cenário de Crise

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Café executivo Logo

O primeiro ponto que preciso ressaltar é que Assessoria de Imprensa é diferente de anúncio. Em um anúncio todo mundo vê que você pagou para estar ali e a Assessoria de Imprensa vai conseguir encaixar um empresário em Jornais, Rádios, Revistas, Sites e TVs, por meio de entrevistas, o que transfere credibilidade à empresa. Neste período de crise econômica, vai sair na frente a empresa que traçar as melhores estratégias de divulgação da sua marca e não de forma escancarada com publicidade, mas colocando o seu melhor porta voz para falar com os jornalistas sobre os grandes “feitos” da empresa.

Além disso, o assessor também estará ali para fazer qualquer gerenciamento de crise, caso saia alguma matéria equivocada na mídia para poder elaborar uma nota a imprensa e marcar entrevistas coletivas. Apesar de muitas empresas estarem fechando, a concorrência ainda é grande, principalmente nas áreas de saúde e beleza, então é importante investir em “mídia espontânea”. O que seria isso? O Assessor de Imprensa seria responsável por pensar pautas estratégicas para colocar o cliente na mídia. Se estamos vivendo um período de crise, vamos colocar os especialistas de direito do trabalho, psicólogos,  contadores, analista de recursos humanos e publicitários para concederem entrevistas sobre como sair bem deste período de crise, como cortar gastos, como manter o emprego, como conseguir uma promoção mesmo neste cenário desfavorável. Tudo isso é possível desde que se escolha a melhor pessoa para dar entrevistas.

O assessor deve verificar se o empresário tem desenvoltura para falar em Rádio e em TV ou se é tímido e prefere designar outra pessoa para esses tipos de mídia e atender apenas os impressos. Na hora da entrevista com o seu novo cliente o assessor deve buscar informações que vão chamar a atenção do jornalista para querer entrevistá-lo como, por exemplo, número de filiais da empresa, os anos de experiência do profissional no mercado, os cursos feitos no exterior, as especializações e os principais serviços oferecidos. Nada de matérias longas, pois os jornalistas das redações não têm tempo de ler matérias quilométricas. Duas páginas, no máximo, e no corpo do e-mail para o jornalista não ter trabalho de abrir arquivo.

Advertisement

Posso dizer que a tarefa de um Assessor de Imprensa de marcar entrevistas para o seu cliente com os jornalistas não é nada fácil. Fazer isso pelo menos uma vez por semana não são todas as assessorias que conseguem, ou melhor, poucas. Quantas vezes já ouvi cliente dizer que está desacreditado com o serviço de assessoria de imprensa, pois ficou três meses pagando pelo serviço e não deu nenhuma entrevista. O bom assessor tem que correr atrás, ler jornais, fazer pesquisas e pensar a melhor estratégia para colocar o seu cliente na mídia. Ou seja, precisa estar atento ao momento que o mundo está passando e ligar, fazer contatos.

Não adianta o assessor pensar em um tema (pauta) para colocar o seu cliente para dar uma entrevista e apenas mandar por e-mail e pensar: se o jornalista gostar vai retornar. Não. O repórter de um grande jornal recebe, em média, mais de mil e-mails por dia e não vai ter tempo para ler todas as demandas. Então, um assessor deve mandar uma pauta e ligar no minuto seguinte para saber se o jornalista recebeu o e-mail, se gostou da sua sugestão e quando será a reunião de pauta. No trabalho de assessoria as ferramentas essenciais para o sucesso são: ser proativo, rápido e ter bons contatos jornalísticos.

Outro fator importante para o cliente ser bem visto pelos jornalistas é  entregar as respostas dentro do prazo (deadline). Nada de economizar nas palavras. Peça para o seu assessorado caprichar nas respostas, pois o jornalista precisa ter um bom material para elaborar a matéria.

Essa crise atingiu, infelizmente, em cheio a área de jornalismo. Foram inúmeras demissões desde o começo do ano em grandes veículos. Com isso, abrir o próprio negócio está sendo uma boa opção e a melhor forma é optar por começar em home office até conseguir uma boa cartela de clientes e aproveitar para divulgar os serviços prestados por esses especialistas na mídia. Promover palestras, workshops e cursos para driblar a Crise Econômica. Ela está ai, é um fato, mas se os empresários tiverem um instrumento importante para levar a empresa adiante, ou seja, um bom assessor de imprensa, a crise econômica será apenas uma marolinha e você irá tirar de letra!

Kelly Beltrão

IMG_2232 150Kelly Beltrão é jornalista formada pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), com 10 anos de experiência no mercado, pós-graduada em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Universidade Católica de Brasilia, com experiência em veículos como TV Educativa, TV Brasilia, Ministério da Saúde, Agência do Rádio Brasileiro, Ministério da Agricultura e Agências de Comunicação no RJ. Atualmente é CEO e Assessora de Imprensa da KB Comunicação, diretora de Imprensa da Associação de Imprensa da Barra da Tijuca (AIB) e ministra os Cursos de Assessoria de Imprensa Estratégica da KB Comunicação.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Importância da Assessoria de Imprensa no Cenário de Crise
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui