Inauguração da Árvore de Natal da Lagoa 2013/2014 | Diário do Rio

Inauguração da Árvore de Natal da Lagoa 2013/2014

103

Árvore de Natal da Lagoa 2013 2014

Preparem-se que no dia 30 de novembro de 2013,um sábado, a partir das 20h no Parque do Cantagalo será a festa de inauguração da Árvore de Natal da Lagoa 2013/2014. Ela completa a suya maior idade e já pode sair para beber, é a 18ª edição daquela que todos os anos bate recorde de maior árvore de natal flutuante do mundo.


A Festa

Árvore de Natal da Lagoa 2013

Um dos 3 principais eventos do calendário carioca, só atrás do carnaval e do réveillon, a inauguração da Árvore da Lagoa deve ter a presença de 80 mil pessoas. Que assistirão a um musical inspirado em clássicos natalinos como ?Um conto de Natal?, de Charles Dickens, e ?O expresso polar?, de Chris Van Allsburg, e terá a participação do cantor e ator Daniel Boaventura como Nestor Zampano, um empresário politicamente incorreto que mergulha no passado para descobrir o verdadeiro sentido do Natal.

O concerto de inauguração vai ser integrado com a cenografia da árvore, destacando os cinco elementos do tema (águas, ar, florestas, humanidade e Natal).  Também terá show de Simone junto do coral da Fundação Bradesco e da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. E no final, mantendo a tradição, uma queima de fogos sincronizada pelos efeitos especiais de som e luzes da árvore (pessoal que for, aprecie a queima de fogos com os olhos não atrás do seu celular, a filmagem fica sempre uma porcaria).

Na véspera de Natal, ele se vê triste e sozinho quando uma visita inesperada o surpreende: o Papai Noel, personificado pela voz do ator Paulo Goulart. Zampano é convidado a uma viagem no tempo, a fim de analisar todos os fatos e lugares importantes de seu passado. Com o desdobramento da história, que reflete assuntos como responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, Zampano descobre o verdadeiro sentido do Natal.

A Árvore

Árvore de Natal da Bradesco Seguros

O tema da árvore neste ano será ?Uma celebração à vida: águas, ar, florestas, humanidade e Natal?. De acordo com Abel Gomes, cenógrafo da Árvore desde a 1ª, ?Todos os elementos apresentados por meio da cenografia exaltam a vida no ambiente que está ao nosso redor. Tudo que o planeta nos oferta revigora a vida?

No primeiro momento, enaltecendo a vida nas Águas, o tom azul tomará conta da Árvore de Natal da Bradesco Seguros (este é o nome oficial da árvore) e figuras de golfinhos, cavalos-marinhos, peixes e estrelas-do-mar surgirão. Depois, uma iluminação dégradé de cores quentes, remetendo ao céu no momento do pôr do sol, servirá de pano de fundo para uma revoada de figuras de pássaros, os habitantes do Ar. E, com a tonalidade esverdeada, a maior árvore de Natal flutuante do mundo dará sequência às Florestas, sendo tomada por galhos e folhagens. Nesse momento, virão borboletas, araras e micos. Em seguida, aparecerão figuras isoladas de pessoas, que aos poucos vão se unindo e formando a Humanidade, representada pelas famílias, interagindo com toda a natureza antes apresentada. Por fim, com o espírito de ?uma celebração à vida?, a Humanidade rodeará a Árvore, em celebração ao Natal.

Os Números

Números da Árvore

  • Mil e duzentas pessoas, entre montagem, inauguração, manutenção e desmontagem, estão envolvidas nos trabalhos. Os cinco geradores usados para acender a árvore têm a capacidade para iluminar 120 estátuas do Cristo Redentor.
  • Cerca de 40 mil pessoas devem acompanhar a inauguração da árvore no dia 30. Quem não puder estar no local, pode acompanhar a inauguração pela internet.
  • Só a estrutura da base é composta por 11 flutuadores de 12 metros de comprimento, 2,8 m de largura e 2,4 m de altura cada um. O peso de cada flutuador varia entre 12 e 16 toneladas.
  • Tem 85 metros de altura,  um edifício de 28 andares.
  • Pesa 542 toneladas. (quase meio Cristo Redentor)
  • 3,1 milhões de Microlâmpadas
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

Comente