Inscrições para ser voluntário da Rio 2016 estão abertas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Voluntário Rio 2016

OPA! Quem quiser participar diretamente de um dos maiores momentos que o Rio de Janeiro vai passar em sua história, os Jogos Olímpicos Rio 2016, pode se preparar, as inscrições para ser voluntário abriram hoje e vão até o dia 15 de novembro.

Muita gente se pergunta o que leva alguém a ser voluntário, afinal não vai se ganhar um salário. Lamento meu caro se para você tudo é contado em dinheiro, a satisfação pessoal e fazer parte de algo muito maior que apenas uma pessoa é incrível! Fui voluntário algumas vezes, inclusive na passagem da tocha olímpica pelo Rio vários anos atrás, e as lembranças vão ficar comigo para sempre.

Advertisement

Pois os 70 mil brasileiros e estrangeiros que serão selecionadas para atuar em mais de 500 funções, sendo 45 mil nos Jogos Olímpicos e 25 mil nos Paralímpicos, não terão apenas das lembranças, o programa, que tem como maior legado a capacitação e inclusão social, oferecerá curso online de inglês para todos os selecionados por um ano, além de treinamentos específicos para a função e gerais, em serviços, liderança e inclusão. Os voluntários receberão ainda uniforme completo, alimentação e transporte nos dias de trabalho e certificado de participação.

Para participar, basta ter 18 anos a partir de fevereiro de 2016 – não há limite máximo de idade -, o ensino fundamental completo é desejável, além da disponibilidade para participar do processo seletivo e da própria atuação no período dos Jogos.

Campanha Voluntarios - Conteudo Extra - 29/07/14 - Local: Forte da Urca/Urca

Os voluntários representam 33% da força de trabalho dos Jogos Olímpicos. As vagas são para as mais diversas habilidades e perfis, inclusive para pessoas com deficiência. Algumas funções necessitam de conhecimentos e características específicas, que serão desempenhadas por voluntários especialistas nas áreas de Esporte, Serviços Médicos, Tecnologia e Idiomas.

Nos Jogos Rio 2016, a área de atendimento ao público será a que mais demandará voluntários: cerca de 30 mil pessoas. O grupo de especialistas em esporte – normalmente formado por atletas, ex-atletas e árbitros – terá, por sua vez, um contingente de 7 mil voluntários.

Campanha Voluntarios - Conteudo Extra - 29/07/14 - Local: Forte da Urca/Urca

Serão necessários também voluntários especialistas em mais de 40 idiomas, entre eles russo, árabe e mandarim. Um dos desafios é atrair pessoas que falem Amárico (idioma Etíope). Já a área médica vai precisar de especialistas, com prioridade para clínicos gerais, oftalmologistas e ortopedistas, radiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, massoterapeutas, farmacêuticos, dentistas e socorristas.

Mas se você não souber qual seria a melhor função para você há um teste no Facebook que indica qual pode ser a sua, o meu, por exemplo, deu produção de cerimônias.

Produção de Cerimônias

O que precisa para ser voluntário do Rio 2016?

Não muito:

  • Mínimo de 18 anos em 28 de fevereiro de 2016, mas não há limite de idades
  • 10 dias disponíveis durante a realização dos Jogos Olímpicos e/ou Paralímpicos
  • Ensino fundamental (desejável)
  • Disponibilidade para participar do processo seletivo e passar pelos treinamentos, que poderão corresponder a três dias em alguns casos.

Mas ter o mínimo não é garantia de ser voluntário, tem um processo seletivo e tem bastante candidatos.

Caso você seja portador de uma deficiência também pode ser candidato!!! É óbvio, seria contra tudo aquilo que, creio eu, ser o objetivo das Olimpíadas. As instalações estão sendo preparadas para receber os portadores de deficiências. Inclusive a sede já é cheia de detalhes para ninguém se sentir excluído

Veja a experiência de uma voluntária:

Como se cadastrar para ser voluntário do Rio 2016?

Bem, o primeiro passo é acessar o hotsite do voluntariado aqui. Mas no YouTube tem um vídeo mostrando o passo a passo:

Até quando vai o processo seletivo de voluntários Rio 2016?

Bem, as inscrições vão até o dia 15 de novembro de 2014 e há uma série de processos para escolher os voluntários que melhor atuarão no Rio 2016. Além, claro de eventos testes que já contam com a participação de voluntários.

Veja como é o passo a passo do processo seletivo:

 

Processo Seletivo Voluntário Rio 2016

Curiosidades

Campanha Voluntarios - Conteudo Extra - 28/07/14 - Local: Sede Mourisco Mar/Botafogo

  • As subsedes que receberão os jogos de futebol – São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador – vão precisar de pelo menos 1.500 voluntários cada uma.
  • Só a prova de cross country, parte do concurso completo de equitação, necessita de 600voluntários. É a competição que envolve o maior número de voluntários.
  • A área de atendimento ao público será a que mais demandará voluntários nos Jogos Rio 2016: cerca de 30 mil pessoas
  • Os especialistas em esporte terão um grande contingente de voluntários: 7 mil. Esse grupo é normalmente formado por atletas, ex-atletas e árbitros.
  • A área médica vai precisar de especilistas, com prioridade para clínicos gerais, oftalmologistas e ortopedistas, radiologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, massoterapeutas, farmacêuticos, dentistas e socorristas.
  • Serão necessários voluntários especialistas em mais de 40 idiomas, entre eles russo, árabe e mandarim. Um dos desafios é atrair pessoas que falem Amárico (idioma Etíope).
  • 500 mil voluntários trabalharam nas últimas 10 edições dos Jogos Olímpicos de verão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inscrições para ser voluntário da Rio 2016 estão abertas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui