Instagrams Cariocas: Thiago Lontra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

4889471404212224

A série de matérias que fala sobre perfis cariocas no Instagram traz nesta semana alguém que vive de e para a fotografia. A página @tllontra tem 2.982 seguidores e é administrada por Thiago Lontra.

Thiago Lontra

Thiago Lontra é antes de tudo um apaixonado por fotografia. Ele começou sua carreira de fotógrafo após terminar o curso Politécnico de Fotografia na Universidade Estácio de Sá. Teve sua primeira experiência como estagiário no jornal A Voz da Serra, em Nova Friburgo e, em seguida, no jornal Lance.

Advertisement

Seu primeiro trabalho como repórter fotográfico foi no jornal O Fluminense. Trabalha há quatro anos na empresa Infoglobo. Pelas suas lentes já foram registrados diferentes e importantes momentos.

Amanhecer no Flamengo

O trabalho duro já lhe rendeu alguns prêmios, como o 1º lugar na Categoria Paladar da 7ª edição Photo Challenge 2013, do Metro Jornal. Além de ter sido finalista do festival internacional Sixth Photographic Salon, no ano de 2013, em Varna, na Bulgária.

Como conta na entrevista que você poderá ler abaixo, Thiago ficou conhecido por fazer fotos do amanhecer no Rio de Janeiro. Fotografias nas quais o Diário do Rio é frequentemente marcado e agraciado pelos sempre excelentes e belíssimos registros fotográficos do rapaz. Ah, e aproveita e nos segue lá no Instagram, @DiarioDoRio.

Museu do Amanhã

Diário do Rio: Quando você começou com seu perfil no Instagram?
Thiago Lontra: Comecei meu perfil no Instagram três anos atrás. Porém, foi a partir das postagens com fotos do amanhecer do Rio de Janeiro que o meu Instagram teve uma maior visibilidade, em um curto espaço de tempo.

DDR: E com seu site?
Thiago Lontra: Meu site foi ao ar no final de 2014. A ideia já existia, mas decidi concretizar no final do ano passado.

Lua no Leblon

DDR: Você é fotografo de jornalismo, retrata a realidade, o que inspirou criar um perfil (no Instagram) com fotos tão artísticas?
Thiago Lontra: Obrigado pelo elogio! Primeiramente, trabalhava no jornal Extra e tive a oportunidade de trabalhar como fotógrafo da madrugada do jornal O Globo. Todos os dias faço a galeria Amanhecer. Minha maior percepção neste trabalho foi observar que os leitores, infelizmente, estão cansados de tanta violência e acabaram banalizando tantas matérias diárias de tragédias, acidentes, presos, operações policiais e corrupção, que se tornaram tão comuns no nosso dia-a-dia. A inspiração então surgiu neste momento. Trazer a sensação de bem-estar logo no início do dia para quem acompanha o nosso trabalho e conquistar novos, que acredito que estamos conseguindo a cada dia e de forma muito positiva! A inspiração é exatamente esta: trazer novos ares e cores, uma energia mais positiva e principalmente, mostrar a nossa Cidade Maravilhosa de locais onde poucos ainda conhecem e/ou tem acesso.

Amanhecer no Leblon

DDR: Qual era o objetivo inicial e qual está sendo o foco atual dessa página no Instagram?
Thiago Lontra: O objetivo inicial era mostrar um pouco do meu trabalho, que sempre foi bastante variado. No início do meu Instagram, nas fotos mais antigas, tem um pouco de tudo! Para quem se interessar, tem fotojornalismo, moda, esportes, entre outros. Agora o foco do Instagram é o amanhecer no Rio de Janeiro. Todos os dias faço fotos de algum lugar “novo” ou de lugares comuns, mas de ângulos diferentes. O Rio de Janeiro, em minha opinião, é uma das cidades mais bonitas do mundo e é o que me faz sentir enorme prazer no meu trabalho. Faço com muito amor e acho que quando colocamos nossa visão com paixão, os resultados saem muito legais e, de uma forma inexplicável, as pessoas percebem isso.

DDR: E em relação ao seu site, quais foram os objetivos iniciais e quais são os atuais?
Thiago Lontra: O objetivo inicial e atual do site, assim como do meu Instagram, é de divulgar meu trabalho para um maior número de pessoas. A repercussão ainda é pequena diante de tantos perfis no Instagram, mas está sendo bem legal. Pessoas de várias cidades e países elogiam e curtem o meu trabalho e me ajudam muito, divulgando e compartilhando minhas fotos. Tenho que agradecer e muito a todos que se reconhecem no meu trabalho. Penso em criar uma área para as vendas das minhas fotos no site.

Centro do Rio

DDR: O que você considera o maior atrativo do seu perfil no Instagram?
Thiago Lontra: O maior atrativo, sem dúvidas, são as fotos do amanhecer. Acredito que o mais chama atenção são as cores das fotos e os locais de onde são tiradas. Para qualquer fotógrafo, a luz do amanhecer é uma das melhores. A explosão de cores, aliado a esses lindos cenários, fazem com que as fotos transmitam, de certa forma, uma sensação de paz e tranquilidade.

DDR: O que você considera a maior dificuldade na vida de um fotógrafo profissional?
Thiago Lontra: A maior dificuldade está no mercado. São muitos os “profissionais” em exercício da atividade, que apenas compram uma máquina fotográfica e se intitulam fotógrafos. Como qualquer outro trabalho, a fotografia exige muito estudo, experiência e um investimento considerável. Além disso, uma grande dificuldade da vida de um fotógrafo, é que na maioria das vezes abrimos mão de muitos momentos de lazer e bem-estar, com família e amigos, em prol de um bom trabalho. Temos que estar sempre a postos para as mais variadas situações, às vezes em dias e horários inoportunos. Sábados, domingos e feriados são como qualquer dia de trabalho normal. Se o seu objetivo for viver de fotografia, deve-se ter em mente que além de estudar e praticar muito, é preciso ter amor pelo trabalho. Sempre temos que estar antenados e bem familiarizados com as inúmeras inovações, que se tornaram vitais para sobreviver no mercado de trabalho. É necessário investir em conhecimento, através de cursos e workshops, além do investimento financeiro em equipamentos, que ainda são bastante caros. A fotografia se torna uma prioridade.

Amanhecer da janela do Parque das Ruínas

DDR: O que você considera a maior conquista da sua carreira?
Thiago Lontra: Minha maior conquista é trabalhar no melhor jornal do Rio de janeiro e em um dos melhores do nosso país: o jornal O Globo. Estar ao lado de grandes profissionais me possibilita adquirir muito conhecimento e aprendizagem.

DR: Você administra seu perfil no Instagram e seu site sozinho ou tem ajuda de mais alguém?
Thiago Lontra: Minha namorada Camila Chagas sempre me ajuda nas minhas redes sociais e no site. Ela me auxilia na seleção das fotos postadas ou me ajuda respondendo aos seguidores.

Praia de São Bento Ilha do Governador

DDR: Quais são seus projetos futuros?
Thiago Lontra: Tenho como projeto futuro fazer uma exposição itinerária de fotos da Alvorada Carioca. Também tenho desejo de fazer ensaios de outros lugares do nosso país e que, futuramente, possa fazer parte da exposição também. Também tenho outras ideias de fotografias, que acredito que terão uma boa repercussão ou até mais. Ainda estou estudando bastante sobre essa possibilidade e prefiro deixar como suspense, (sorri). O principal fator limitante agora para a execução da minha exposição é a verba! Estou correndo atrás. Interessados podem entrar em contato comigo através do meu Instagram ou do meu e-mail. Estou aberto a propostas e boas parcerias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instagrams Cariocas: Thiago Lontra
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui