Instituto dos Pretos Novos divulga calendário de visitas guiadas gratuitas

Estão abertas as inscrições para a temporada 2018 de visitas guiadas gratuitas ao Circuito da Herança Africana, promovidas pelo Instituto Pretos Novos – IPN. Para detalhes de datas e inscrições basta clicar aqui: http://portomaravilha.com.br/visita.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

As datas são entre abril e novembro. Sucesso de público em 2017, os passeios devem atrair ainda mais pessoas à Região Portuária neste ano que se inicia. De acordo com o IPN, 16 mil pessoas estiveram no Instituto no ano passado.

“Cada ponto indicado remete a uma dimensão da vida dos africanos e seus descendentes na Região Portuária. O Cais do Valongo e da Imperatriz representa a chegada ao Brasil. O Cemitério dos Pretos Novos mostra o tratamento indigno dado aos restos mortais dos povos trazidos do continente africano. O Largo do Depósito era área de venda de escravos. O Jardim Suspenso do Valongo simboliza a história oficial que buscou apagar traços do tráfico negreiro. Ao seu redor, havia casas de engorda e um vasto comércio de itens relacionados à escravidão. A Pedra do Sal foi ponto de resistência, celebração e encontro. E, finalmente, a antiga escola da Freguesia de Santa Rita, o Centro Cultural José Bonifácio, referência da cultura negra, remete à educação e à cultura como instrumentos de libertação em nossos dias“, informa o portal Zona Portuária.

 

Deixe seu comentário

Felipe Lucena497 Posts

Felipe Lucena é jornalista, roteirista e escritor. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Apesar da distância, sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da Cidade Maravilhosa.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password