Jacarepaguá ganha Programa de Segurança Integrada - Diário do Rio de Janeiro

Jacarepaguá ganha Programa de Segurança Integrada

0

O prefeito Marcelo Crivella lançou, neste sábado (29/04), na Freguesia, o Programa de Segurança Integrada de Jacarepaguá, elaborado pela Secretária Municipal de Ordem Pública (Seop). Com o objetivo de integrar forças de segurança pública para prevenir e combater a violência na região, o plano surgiu após encontro com representantes locais que relataram problemas vividos pela população.

Cerca de 300 pessoas participaram do lançamento do projeto, entre elas lideranças comunitárias e autoridades de diversos órgãos municipais e forças policiais. No evento, o prefeito anunciou que parte das 250 motocicletas doadas à Guarda Municipal pelo Grupo Multiplan, que administra o BarraShopping, irá reforçar o patrulhamento das vias da região.

Esse plano de segurança que nos foi solicitado é para o município. Com essa ação, poderemos ajudar o trabalho da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e também fazer a nossa parte com a Guarda Municipal e com as nossas ações de cidadania, cuidando das pessoas, das ruas, do meio ambiente – destacou Crivella, seguindo a missão de integrar a prefeitura com as forças de segurança.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, esse movimento demonstra um esforço concentrado para a situação de Jacarepaguá que estava difícil em relação à segurança:

– Tenho certeza de que esse projeto vai trazer muitos benefícios à população, e de que vamos poder levar esse modelo para outras áreas da cidade. A previsão é de que os guardas municipais estarão nas ruas atuando nestas motocicletas em aproximadamente 45 dias.

A apresentação do projeto renovou a expectativa de moradores e pessoas que trabalham e frequentam a região. É o que garante o superintendente regional de Jacarepaguá, Flávio Caland:

Saio daqui animado, com a esperança de que a segurança vai melhorar, principalmente com essa missão de integração. Nosso intuito é auxiliar na segurança pública dos grandes centros e entradas de comunidades, e no ordenamento urbano. Isso vai melhorar muito o dia a dia da população. Além disso, vai tirar a sobrecarga da polícia, para que possa agir em ocorrências mais graves. 

A presença da Guarda Municipal, em apoio às polícias civil e militar, começou efetivamente na última sexta-feira, no centro da Freguesia, Taquara, Pechincha e Praça Seca. O efetivo da GM aumentou, mais 48 homens estão reforçando a segurança e a fiscalização na região desde a semana passada e, em breve, começará a ser feita a ronda com motocicletas.

Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente