Jardim Suspenso do Valongo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ainda na época das charretes, dava pra ver o que o Jardim Suspenso escondia atrás dos muros de 7 metros de alturaUm dos tesouros arquitetônicos e históricos do Centro, que quase nunca olhamos – isso quando reconhecemos – é o Jardim Suspenso do Valongo.

Lá no início do século 20, os “passeios públicos” eram comuns. Herança do Império, inúmeras praças fizeram sucesso fosse para sentar e relaxar, um bom papo ou até mesmo encontro de namoros às escondidas. A construção do espaço de descanso foi parte do plano de remodelação e embelezamento da cidade pelo Prefeito Pereira Passos. Ele foi projetado pelo arquiteto Luis Rey, sendo inaugurado em 1906.

Ainda na época das charretes, dava pra ver o que o Jardim Suspenso escondia atrás dos muros de 7 metros de altura
Ainda na época das charretes, dava pra ver o que o Jardim Suspenso escondia atrás dos muros de 7 metros de altura

Até 2002, quem subisse a escadaria no meio do caos da Saúde, jamais iria acreditar que o passado estava à sua frente. Por ali, um jardim romântico, formado por caminhos lúdicos e uma cascata, onde a sociedade passeava nos fins de tarde.  Os caminhos eram decorados com quatro esculturas do cais da Imperatriz, projetado por Grandjean de Montigny.

Advertisement
As quatro esculturas restauradas
As quatro esculturas restauradas

Localizado na encosta da Rua Camerino com a Ladeira do Morro do Valongo, subindo pelo Observatório da UFRJ até a Rua João Homem , é um típico exemplar de paisagismo romântico. Além do romance, O Jardim Suspenso do Valongo foi criado a partir do muro justamente para conter o deslizamento da encosta. As escadarias de acesso, muito íngremes, serviram de cenário do filme “Pixote”. Fica bem do lado do que ficou conhecido como“Mercado de Escravos do Valongo” (e isso é história para outro post).

O Jardim, que trouxe paz e romance para muitos moradores da cidade, por anos a fio passou a ser reduto de consumo do crack e refúgio de mendigos. Hoje, por conta do projeto Porto Maravilha, o Jardim – que é quase secreto – Suspenso do Valongo está liberado para ser usado ao prazer. O local sempre é ponto de encontro para os amantes da fotografia e história.

Novo Jardim Suspenso

Já conhece o Jardim Suspenso? Quando for lá passa no Paço!

Novo Jardim Suspenso 2

69625_10151749325387892_1386177941_n

Este foi um post patrocinado e tem como Mecenas o Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Paço.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Jardim Suspenso do Valongo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui