Junho tem o menor índice de crescimento em 10 anos no varejo carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

gráfico queda

A questão da crise é interessante, a gente tá vendo, sabe que tá acontecendo, e tem um pessoal que diz que é invenção da mídia… Juro que não dá para entender, é um fato, tá aí! Veja só, de acordo com o Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio as vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro tiveram o menor índice de crescimento registrado no varejo carioca para o mês de junho desde 2005, com um aumento de apenas 0,4% comparado com o mês de junho de 2014. Foram ouvidos 500 estabelecimentos comerciais da Cidade.

Em comparação com o mês anterior (maio) as vendas diminuíram 2,9%, lembrando que maio tem o Dia das Mães. No acumulado do primeiro semestre do ano (janeiro/junho) em relação à igual período de 2014 as vendas aumentaram 0,2%.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, o mês de junho, que sempre foi aquecido pelas vendas do Dia dos Namorados, uma das datas comemorativas mais fortes do comércio, este ano teve um baixo crescimento. “Além disso, o inverno fraco não ajudou as vendas do comércio, também colaborando para este pequeno crescimento de 0,4%, o menor dos últimos dez anos para o mês de junho”, justifica Aldo.

Advertisement

Segundo a pesquisa, o Ramo Mole (bens não duráveis) teve um desempenho melhor do que o Ramo Duro (bens duráveis): 0,8% contra 0,2%. Os melhores desempenhos no Ramo Mole foram dos setores de Calçados (+3,6%), Tecidos (+3,5%) e Confecções (+0,6%); e no Ramo Duro os que mais o único setor com desempenho positivo foi o de Eletrodomésticos (+0,3%) e Jóias (- 0,5%), Óticas (- 0,7%) e Móveis (- 1%) registram números negativos.

Quanto à forma de pagamento, a compra a prazo, com mais 2,1%, foi a modalidade preferida pelos clientes, enquanto a compra a vista registrou menois 1,8%.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, a pesquisa mostrou que, em junho, no Ramo Mole as lojas da Zona Sul venderam mais 1,5%, as da Zona Norte mais 0,7% e as do Centro menos 0,7%. No Ramo Duro, as lojas da Zona Sul faturaram mais 1,9%, as da Zona Norte mais 0,3% e as do Centro menos 3,6%.

Inadimplência

A inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro diminuiu 0,4% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Serviço Central de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio. As consultas (ítem que mede o movimento do comércio) cairam 2,6% e as dívidas quitadas aumentaram 1,8% também em relação a junho de 2014.

Ao comparar junho com o mês anterior (maio), os registros do CDLRio mostram que as consultas e a inadimplência diminuíram, respectivamente, 6% e 3,2% e as dívidas quitadas aumentaram 11%.

No acumulado dos seis meses do ano (janeiro/junho) de 2015 em comparação com o mesmo período de 2014 as consultas diminuíram 0,7% e a inadimplência e as dívidas quitadas cresceram 0,7% e 2%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Junho tem o menor índice de crescimento em 10 anos no varejo carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui