Leminski na Caixa Cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

“Múltiplo Leminski”

A exposição “Múltiplo Leminski”, que estreia na Caixa Cultural do Rio de Janeiro no próximo dia 10/1 e fica em cartaz até 6/3, mostra os mais variados lados do artista que foi o curitibano Paulo Leminski.

A mostra, a maior já realizada sobre a obra e a vida do escritor, que vem circulando pelo país desde 2012, conta com mais de mil itens. São objetos pessoais, livros (escritos por ele, de outros autores sobre a sua obra e pinçados de sua biblioteca particular), originais manuscritos e datilografados, recortes de trabalhos publicados, cartas, documentos, vídeos e filmes. Todo o material foi selecionado do acervo particular da família do poeta e inclui até a máquina de escrever que ele usava.

Pao-do-Ouvidor

Advertisement

Antes ou depois de um passeio cultural, vale uma volta no shopping. E no Centro do Rio, a melhor opção é o Paço do Ouvidor. Passa no Paço!

A curadoria ficou a cargo da poetisa Alice Ruiz, que foi casada com Leminski, e das duas filhas do casal, Áurea e Estrela Lemisnki.

Leminski, que faleceu em 1989, foi jornalista, publicitário e professor, escreveu romances, poesias, contos, ensaios e biografias, roteirizou histórias em quadrinhos e compôs músicas.

Todos os objetos originais presentes na exposição pertencem ao acervo particular da família: a máquina de escrever, livros escritos e traduzidos por ele, obras que faziam parte da sua biblioteca, entre elas, dicionários em várias línguas, revistas, fotos, cadernos, recortes de jornais, entrevistas, cartas, poesias escritas em guardanapos, originais manuscritos e datilografados, histórias em quadrinhos e vídeos. O vasto repertório como letrista e compositor está representado por capas de LPs, discos e fitas cassetes.

Trazer esta exposição para o Rio de Janeiro é muito legal para a gente, pois a cidade tem um significado marcante na vida e obra de Paulo Leminski, não só porque ele residiu na capital por duas vezes, no final dos anos 60, mas porque foi onde começou a ser jornalista e músico. Além disso, durante a década de 80, viajava frequentemente para o Rio para participar de eventos culturais, lançar livros e rever amigos e parceiros musicais”, explica Aurea Leminski.

Recentemente, o artista teve livros de poesia relançados, o que o colocou de volta com mais presença no mercado, sobretudo para leitores mais jovens.

Mostra audiovisual:

Exposição Leminski

Dentro da programação da exposição Múltiplo Leminski, a curadoria preparou, ainda, uma mostra gratuita de vídeos relacionados ao universo do poeta curitibano. O público carioca terá a chance de conferir, por meio de documentários, curtas e longas metragens, um pouco mais da obra do poeta. A mostra audiovisual será exibida, com entrada franca, nos dias 9 e 10 de janeiro (sábado e domingo), no Cinema 1. Os ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência do início das sessões.

Programação audiovisual:

9 de janeiro (sábado)
14h30 – O poeta (2001), Paulo Munhoz, 5min, Brasil, Livre
16h30 – Belowars (2008), Paulo Munhos, 71min, Brasil, Livre
18h – Polaco loco paca (1987), João Knijinik, 10min, Brasil, Livre

 

10 de janeiro (domingo)
14h30 – Fazia poesia – poemas de Paulo Leminski (2004), Carlos Deiró e Mario Gallera, 30 min, Brasil, Livre
16h30 – Ex Isto (2010), Cao Guimarães, 86 min, Brasil, 14 anos
18h30 – Ervilha da Fantasia – uma ópera Paulo Leminskiana (1985), Werner Schumann, 30 min, Brasil, Livre

Serviço:

Endereço: Av. Alm. Barroso, 25 – Sobreloja
Telefone:(21) 3980-381

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Leminski na Caixa Cultural
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui