Letras Cariocas: Literatura com Bossa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por Silvana Vargas

Feels like Bossa Nova by Jobim por Carolmond Homenagem aos 50 anos da Bossa Nova foi uma constante durante o ano de 2008. Inúmeras foram as apresentações daqueles que enriqueceram a MPB com suas letras e melodias que retratavam muito além do Brasil de JK. Este gênero musical, que teve duas fases distintas buscou recursos de estilística para enriquecer suas letras. Na primeira fase, heróica, letra e música se comentavam todo o tempo. Era a metalingüística tão ao gosto também dos poetas e prosadores daquele período. Era o Samba de uma Nota Só. Mais tarde sugiram os temas mais líricos que exaltavam amores equivocados, barcos que se vão e vêm, o não saber sofrer e o não saber chorar daquela juventude bronzeada da Zona Sul carioca.

 

Advertisement

Mas não pensem que a Bossa Nova era produto só de nossa cidade. Coube ao baiano João Gilberto introduzi-la na América. Mas a canção que projetou todo o movimento e tornou universal a beleza da mulher carioca da zona sul foi “Garota de Ipanema”, criada na mesa do bar Veloso que ficava na esquina da Rua Vinícius de Moraes (ex- Montenegro) e Avenida Prudente de Moraes. E imortalizada num dueto com o então famoso cantor americano Frank Sinatra.

Como inserir a Literatura nessa história? A relação é quase direta. O compositor é um escritor de música e os temas aparecem em ambas as expressões artísticas. Assim, a história pode ser contada de diferentes modos e cada qual tira seu próprio sentido. Toda voz tem vida própria e dá prazer tanto para quem canta como para quem ouve e ainda para quem a transforma numa bela prosa poética. Eu diria, quem canta um conto aumenta a partitura.

 

Eu preciso aprender a ser só. Poder dormir sem sentir teu calor. Foi um sonho que passou… Será que todas estas idéias não poderiam estar a serviço de um conto, uma novela ou até um romance?

 

Comentei no início e reafirmo que letra e música se comentam e que a metalingüística é um instrumento que o escritor se vale em muitos dos seus escritos.

 

A Bossa Nova é uma jovem senhora cinquentona que ainda vai dar muito que falar….e cantar.

 

Toca do Vinicius Uma boa dica é visitar uma loja – Toca do Vinícius — que funciona na altura do Posto 9, bem no coração de Ipanema, berço da Bossa Nova. Ali estão a venda Cds, DVDs e Livros sobre MPB. O proprietário é um grande contador de histórias sobre este tema. Uma curiosidade são as lajotas que guarda na sobreloja. Todas trazem impressões digitais de grandes nomes da MPB que, vez por outra, fazem uma apresentação (banco e violão) convidados pelo proprietário e prestigiados pela clientela. Coisas da Bossa Nova.

 

Fotos: Feels like Bossa Nova by Jobim por Carolmond

Toca do Vinicius – Galeria de Imagens Overmundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Letras Cariocas: Literatura com Bossa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui