Marcelo Allencar, 1925-2014, da Ciclovia a impopularidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Marcelo Allencar

Faleceu hoje, 10 de junho, o ex-governador e ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Alencar, o último grande nome do PSDB do Rio de Janeiro. Alencar foi um dos primeiros herdeiros de Brizola a alçar cargos mais altos, tendo sido prefeito do Rio de Janeiro em 1983 por indicação do então governador Brizola, na época os governadores indicavam os prefeitos das capitais.

Em 1989 se elegeu prefeito em eleições diretas, tendo como marcante o Rio-Orla, que acabou com os trailers e colocou os atuais quiosques, além das ciclovias, talvez o maior de seus legados. Foi sucedido na Prefeitura do Rio por Cesar Maia, então PMDB.

Em 1993, já filiado ao PSDB, venceu Garotinho, então PDT, e se tornou governador do estado. Seu governo teve como positivo várias privatizações e extensão do metrô mas, por outro lado, também foi pontuado por denúncias, especialmente contra seu filho Marco Antônio Alencar, além de boatos de alcoolismo.

Advertisement

Impopular no fim de seu mandato não tentou a reeleição e apoiou o então vice-governador Luiz Paulo Corrêa da Rocha, que não chegou no 2º turno, que teve a disputa entre Cesar Maia, então PFL e Garotinho, ainda PDT.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Marcelo Allencar, 1925-2014, da Ciclovia a impopularidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui