Destaque, Economia - 16/03/2010 -

Publicidade

Pré Sal Amanhã vai ter a passeata contra a emenda Ibsen. Repito que ela só existiu pela incapacidade de Sergio Cabral que agora agora chora, apenas depois do gol aos 48 minutos do 2o tempo que deixa de ir à Paris para tentar solucionar o problema.

 

Mas, ok, o jogo deve ser mantido como está, mas e os royalties do pré-sal? É nesse que todos estão de olho mesmo, tanto que o presidente Lula criou uma outra estatal para eles, é aqui que o jogo pode ficar muito ruim para o Rio de Janeiro. Os royalties retirados destes poços podem não vir para nosso estado e ninguém está pensando nisso, só em retirar o bode da sala.

 

Em 2008 o consultor na área do Petróleo, Arthur Rodrigues, fez um excelente post comentado sobre os então recém-descobertos poços do bloco Tupi e Carioca, que já chamava a atenção para uma perda do Rio de Janeiro sobre o pré-sal.

 

A divisão dos royalties entre os municípios não é pacífica e existem ações judiciais que contestam os dados da ANP. As empresas são obrigadas a pagar ainda outros tributos e taxas, tais como o Imposto de Renda, ICMS em algumas hipóteses outras rendas originárias (que são semelhantes a royalties) como participações sobre a produção (chamada de participação especial).

 

Quando se descobriu o campo de Tupi, houve grande discussão sobre a mudança nos contratos no Brasil, privilegiando um crescimento do government take, isto é, do montante que o governo se apropria da produção de hidrocarbonetos no país. Tudo indica que não haverá mais mudança na Lei do Petróleo (o que afastaria investimentos) e sim um acréscimo da Participação Especial, que é um montante que muitas vezes supera os royalties e são devidos aos grandes poços produtores. O preço do petróleo parece que vai influir também.

Charge do Nani

Posts Relacionados:

  1. E os Royalties… do Cristo Redentor
  2. Lula pode não vetar Emenda Ibsen (Lei dos Royalties)
  3. O que tem sido feito dos royalties do Rio de Janeiro?
  4. Ainda sobre os royalties do petróleo do Rio de Janeiro
  5. Os Royalties do petróleo e a incompetência de Sergio Cabral

Publicidade

5 comentários

  • M.V disse:

    vamos lá RIO mostra a tua força e a usem para tirar este inútil do Cabral do governo do nosso ESTADO foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Cabral

    [Reply]

  • jonathanpereira disse:

    Não acho que seja hora de colocar a culpa em alguem. e sim de agir!

    Maldito seja Ibsen pinheiros que ousa debochar do estado do RJ!
    NO Royalties?
    No 2014
    No 2016.

    [Reply]

  • may porto disse:

    Muitos nordestinos estão achando que o Rio está adotando uama titude preconceituosa principalmente o povo do`Piauí, tem até uam enquete em um blog falando sobre a campanha de xuxa a favor do Rio.
    Bem, sou nordestina. E, não posso usurpar um minério, uma riqueza que é de um outro estado. Lógico que: o Rio faz parte da nação brasileira tnato quanto todos os outros estados. Mas, é no Rio de Janeiro que se gasta como: mais educação, mais postos e hospitais para aqueles que trabalham nas cidades pretolíferas do estado do Rio macaé por exemplo. Quanto mais a população cresce , mais gasto no bolso do governo. Uma plataforma petrolífera em um estado não só se ganha se investe também e os cofrs do Governo do Rio em investindo nisso.
    Não acho uma ação preconceituosa dos cariocas lutarem por uam riqueza que está no Estado deles. Quando houve a degradação da Serra Pelada foi divido entre governos e população a riqueza dalí explorada?
    Nada mais justa a antiga divisão. O estado do Rio não tem culpa dos outros estados serem pobres. Eo Governo e deputados, senedores deveriam se preocuparem é com o Rio são Francisco porque aqui nós não precisamos de petróleo não, precisamos de água no nosso sertão para saciar a nossa sede. Enquanto isso estão fazendo a transposição do Velho Chico e desviando olhares para os royalties… Como diz Lula época de eleição. Vcs vão ver daqui uns dias vai ter neguinho no horario eleitoral eu fui a favou eu fui contra aos royalties…ah sinceramente… Lute mesmo!!! O povo nordestino já cansou de esmola, queremos é a´gua , não quremos petróleo!!!

    [Reply]

  • Rafaela Galindo disse:

    Falou tanta coisa para não dizer absolutamente nada. Me espanta ainda mais sendo uma “nordestina” falando um absurdo desses. A questão não é petroleo, e sim recursos financeiros, que poderiam, e muito, ajudar a saciar os problemas, não só da região nordestina, mas o Brasil como um todo. Não se trata nem de ganancia eu diria que isso é sim, selvageria. Querer tirar proveito de algo que foi através uma empresa brasileira (Petrobras) que descobriu. Realmente, fica mais próximo do Rio, mas e dái? o petroleo, e os recursos advindos da retirada pertecem, definitivamente, a todos os Estados. Resta ao Rio de Janeiro calar a boca e acabar com essa ganância, vcs deveriam se preocupar em fazer protestos contra a proliferação das favelas e do tráfico de drogas que acaba com o Estado e que mata inocentes… e não se preocupar porque estão perdendo alguns milhões, até porque, em um estado como o Rio e com a má administração chorosa de Sergio Cabral, só da nisso… Chora Cabral, chora! isso é tão mesquinho, que vcs sem argumento algum citam que vao ficar sem subsidios para a copa de 2014… ora! vão se fuder todos os cariocas, queria ver se nao tivesse essse recursos, o que vcs iriam fazer? pede dinheiro gente ao PCC, que tem várias facções ligadas ai! Vão se educar e deixem essa selvageria que nao vale de nada!

    [Reply]

  • nosliW disse:

    E nós somos selvagens? Mal educados?
    O que esta mê deixando impressionado é a pseudo moral dos outros brasileiros! Eles acreditam mesmo que são superiores, coitados, é de dar pena!

    [Reply]

Deixe o seu comentário

Adicione o seu comentário e participe da discussão

Os comentários não refletem a opinião do Blog Diário do Rio. Comentários que contenham palavras de baixo calão, ofensas desnecessárias, que sejam apenas agressivas ou que saiam do propósito do post serão sumariamente deletadas.

Se quiser ter um avatar nos seus comentários usamos o Gravatar.

Submarino.com.br