Mas todos os governadores do Rio est√£o envolvidos em esc√Ęndalos? - Di√°rio do Rio de Janeiro

Mas todos os governadores do Rio est√£o envolvidos em esc√Ęndalos?

0

O Rio de Janeiro tem 5 governadores eleitos vivos, Moreira Franco (PMDB), Anthony Garotinho (PR), Rosinha Garotinho (PR), Sergio Cabral (PMDB) e o atual, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Hoje, dois estão presos Cabral, pela Lava Jato e, agora pouco, pela Operação Chequinho, foi preso Garotinho, enquanto transmitia seu programa de rádio na Tupi.

Se j√° seria terr√≠vel um estado ter dois ex-governadores presos, a situa√ß√£o piora quando levamos em conta que Pez√£o vem sendo denunciado na Lava Jato, o mesmo com Moreira e Rosinha teve seu nome citado na dela√ß√£o do doleiro¬†L√ļcio Funaro, que disse que Rosinha e seu marido estavam cientes das transa√ß√Ķes e propinas que aconteciam no fundo de pens√£o da CEDAE, o PRECE, durante o mandato desta. E¬†ainda com o nome de Cunha ali no meio.

Nós precisamos rever urgentemente a forma que votamos, não é possível que tenhamos escolhido errado tantos anos seguidos, são CINCO GOVERNADORES! Como cada um tem um mandato de quatro anos (em média, Garotinho e Cabral renunciaram, o primeiro para vir candidato a  presidente e o segundo para que seu filho se candidatasse a deputado federal), foram 20 anos sendo governados por pessoas eticamente condenáveis.

E se os Garotinhos e Moreira possamos dizer que foi falta de aviso, o mesmo n√£o vale para Sergio Cabral e Pez√£o, ou ao menos Cabral. Era fato not√≥rio que o patrim√īnio dele n√£o era compat√≠vel com a renda, e ainda assim conseguiu se reeleger no ¬†primeiro turno! E como se n√£o bastasse, elegeu seu sucessor. Tanto fez que hoje √© r√©u em quase 20 processos diferentes.

E onde estava o Minist√©rio P√ļblico Estadual que n√£o fez seu papel de fiscalizar nossos pol√≠ticos? Afinal, sabemos que da ALERJ n√£o podemos esperar nada, afinal, o seu presidente, Jorge Picciani¬†(PMDB),¬†tamb√©m √© denunciado, e antes dele era Cabral. E do TCE menos ainda, praticamente todos foram presos com den√ļncias de corrup√ß√£o.

Não é exagero dizer que no Rio de Janeiro vivemos em uma verdadeira cleptocracia, um governo de bandidos e apenas para os seus e que acabou levando a atual crise sem fim no estado. Fico imaginando onde estaríamos se nossos governantes tivessem um mínimo de ética.

Quintino Gomes Freire
Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente