As Mascotes do Rio 2016 estão aí e já começou a zoeira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Mascotes Rio 2016

Ontem, domingo (23/11) foi apresentada as duas mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A que mais parece um macaquinho, será a mascote da Olimpíada, e o arbustinho será dos jogos Parlaímpicos.

As duas figuraças já chegam causando nas redes sociais, com perfis próprios no Facebook (Olímpico e Paralímpico) e no Twitter (Olímpico e Paralímpico), além de um site exclusivo ótimo com atividades desenvolvidas especialmente para as crianças.

Advertisement

A inspiração para a criação dos dois mascotes veio da fauna e da flora brasileira, além de influências da cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. Dá para sentir um “Q” de videogame nos mascotes no vídeo.

A origem dos mascotes do Rio 2016 mistura ficção e realidade. Sua história conta que, no dia em que foi anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes. O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País. Já o mascote Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira. Para chegar aos mascotes, o Comitê Rio 2016 optou por fazer uma concorrência de abrangência nacional. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi e foi vencido pelaBirdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto. Agora tem início a votação para escolha dos nomes.

O público escolherá o nome

Mascotes de outras olimpíadas

Como se tornou comum o nome dos mascotes será escolhido pelo público. As opções são:

  • Oba e Eba (Duas palavras que querem dizer uma porção de coisas legais: Alegria! Festa! Amigos! Oba e Eba é o que dizemos quando estamos muito felizes e queremos que todo mundo fique sabendo. Mas também podem ser os nomes dos mascotes Olímpico e Paralímpico, uma dupla que é pura diversão)
  • Tiba Tuque e Esquindim (Em tupi-guarani, língua dos índios brasileiros, Tiba quer dizer“muito” – muitas medalhas, alegria e diversão. Com o sobrenome Tuque, forma a palavra “batuque”, que marca o ritmo do nosso samba. Esquindim lembra a nossa ginga e dá vontade de dançar: tudo a ver com nossos animados mascotes!)
  • Vinicius e Tom (Quem gosta de cantar, brincar e fazer amigos vai curtirestes nomes: eles homenageiam os músicos e parceiros Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Os dois são da turma que criou a Bossa Nova, movimento que fez todo mundo conhecer e cantar as belezas do Rio. Uma dupla bem
    afinada, como os nossos mascotes.)

A escolha deste que escreve é Vinicius e Tom, homenagem aos compositores que melhor representaram o Rio, seja com Garota de Ipanema, Samba do Avião… E, convenhamos, Tiba Tuque e Esquindim é para causar um nó na língua dos gringos!

E a Zoeira começa

Mascotes

Claro, se a Copa foi a Copa da Zoeira, o Rio 2016 será a da Zoeira maior ainda. E já começou com o nome dos mascotes. Veja algumas sugestões, quais as suas:

  • Arrastão & Tiroteio.
  • Petralha & Coxinha
  • Camargo & Camarguinho
  • Delta & Odebrecht
  • Lava & Jato

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp As Mascotes do Rio 2016 estão aí e já começou a zoeira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui