Mês de Maio tem de 50 atividades culturais gratuitas no Sesc Barra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Foto 2 - CréditoEstúdio Save As - Os charlatões mais sinceros do mundo

Até o dia 02 de junho o Espaço Cultural Escola Sesc (Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá. Tel: 3214-7404)  recebe a 8ª edição nacional do Festival Palco Giratório. Ao todo, 59 atividades culturais integram a programação, entre elas, 29 espetáculos de teatro, dança e circo reunindo atrações que chegam de diferentes estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro, revelando um expressivo painel da criação artística presente em nosso país . Neste ano o Palco traz para o Rio de Janeiro 30 ações formativas, oficinas,  intercâmbios, intervenções, além do Pensamento Giratório – atividade que busca, através de debates reunindo diferentes representações das artes cênicas, promover uma reflexão sobre políticas culturais e acesso aos mecanismos de produção.

Viviane da Soledade é curadora do Palco Giratório e coordenadora do Festival no Espaço Cultural Escola Sesc. Ela destaca que, neste ano, o Palco vem investindo numa programação intensa que inclui agendas diárias de formação. “Nesta edição aumentamos a oferta de oficinas, intercâmbios e ‘Pensamento Giratório’, atividades que visam a formação de artistas que poderão trocar experiências com grupos locais e de todo o Brasil, podendo se aprofundar nas artes cênicas. O intuito é investir na formação de jovens artistas ou interessados em artes cênicas. E o melhor: toda nossa programação é gratuita!”.

Artes circense é destaque da programação desse fim de semana

WWW para Freedom

Advertisement

Abrindo a programação desse fim de semana, na sexta-feira às 9h, acontece a oficina “E o palhaço, o que é?”, do grupo Barracão Teatro (SP), com proposta de entrar no universo do palhaço através do prazer e do risco do jogo até chegarmos ao nariz vermelho, a menor máscara do mundo. Às 15h, se apresenta o espetáculo “Os charlatões mais sinceros do mundo”, com o grupo local Cia 2 Banquinhos (RJ),  onde um palhaço e uma mímica, cansados de serem enganados, resolvem utilizar das artimanhas dos charlatões para levar o seu público para uma sincera gargalhada.

No sábado, às 19h30, o representativo Grupo Barracão Teatro apresenta no Espaço Cultural Escola Sesc o espetáculo “WWW para Freedom”, que utiliza a arte do palhaço para abordar questões políticas. A peça critica, em nome da liberdade, o uso do poder e da violência. Logo após acontece o Pensamento Giratório sobre o “Encontro com o público, o fim e o presente da arte teatral”, com o Barracão Teatro (SP) e Flávio Souza, palhaço, ator e Doutor em Teatro. No domingo, acontece o intercâmbio entre o Barracão Teatro (SP) e a companhia 2 Banquinhos (RJ). Essa atividade é destinada aos membros dos grupos, para troca de ideias, experiências, técnicas, metodologias e processos criativos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mês de Maio tem de 50 atividades culturais gratuitas no Sesc Barra
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui