Militares na rua, uma boa idéia?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nunca entendi porque se discute tanto no Rio a necessida de “pôr o Exército na rua”, como se fosse uma solução de Segurança Pública. Realmente, mais policiamento nos passa uma maior sensação de segurança, óbvio, até porque muito da sensção de insegurança é passada pela mídia (pesquisas demonstram que quando se pergunta qual o maior problema do seu bairro, segurança não está entre as primeiras). Agora, isso vai resolver? Não a longo prazo.

O governador Sergio Cabral precisa começar a pensar mais em ações que tenham resultado duradouro, e não apenas midiático. O que Cabral fez ao requisitar do Governo Federal a ajuda das Forças Armadas foi isso, uma demonstração para a Tv, mas no fim não terá um fim prático, como demonstrou a Força Nacional, que funcionou alguns dias na Tv e apenas isso. Não acredito que o Exército poderá ficar no Rio por muito tempo, não da forma que a população carioca gostaria.

Então o que deveria fazer Sergio Cabral? Algumas ações poderiam ser feitas, primeiro equipar a Polícia Civil, é a ela que cabe as investigações, e sem equipamento necessário fica difícil conseguir solucionar os crimes que acontecem no Rio de Janeiro. Não basta dar carros, é necessário dar uma laboratório moderno, verba para pesquisa, criar um convênio entre eles e a UERJ. Mais cursos para “a Civil” também ajudaria, o policial é um servidor público, e como todos precisam ser atualizados.

Quanto a Polícia Militar, é dignificar o profissional, e isso inicia com aumento de salário, bom plano de carreira (isso vale para a Polícia Civil também) e, claro, tudo isso passa pela limpeza, tirando o mal policial. É também necessário devolver, por mais absurdo que pareça, a segurança ao policial, um PM não pode sair de casa com o uniforme, por ser muito arriscado. Enquanto isso ocorrer, um policial não poderá fazer um bom trabalho, já que vive com medo.

Advertisement

Bem, apesar disso tudo, é bom lembrar que qualquer grande cidade é perigosa, seja Madri, Paris, Nova York ou Washington, com os mesmos cuidados que temos aqui no Rio (como não andar em ruas escuras). O Rio de Janeiro, como já disse, é a apenas a 107a cidade mais violenta do Brasil. Há problemas na nossa cidade, sim, mas eles são localizados. E o que falo acima, é apenas um desabafo, desta necessidade absurda que o governador tem de querer dar uma resposta imediata, que não funcionará, quando o que precisa é de um trabalho longo e que não renderá popularidade tão rápido.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Militares na rua, uma boa idéia?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui